segunda-feira, 22 de julho de 2024

 A SOBERANIA DE DEUS

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

No entanto, Deus é sábio e poderoso; ele tem inteligência e entendimento"

Jó 12.13

Mensagem de 22/7/24


                    Deus pode fazer o que quiser com a nossa vida? Ele é soberano para fazer o que for da sua vontade? Jó era um homem que enfrentou muitos sofrimentos e não conseguia entender porque aconteceu isso em sua vida. Ele procurava ser uma pessoa boa, temente a Deus. Apesar disso, passou por toda espécie de sofrimento. Por que Deus agia assim com ele?

                    Alguns amigos tentaram falar com Jó durante o seu sofrimento. Sugeriram que Jó estava sofrendo porque tinha cometido pecados, ou porque não fazia as coisas que agradavam a Deus. O argumento dos amigos de Jó dizia que se ele fizesse as coisas certas, Deus o recompensaria.

                     Jó não se conformava com os argumentos dos amigos. Ele sabia que tinha feito muita coisa certa. Mas ele não acreditava que Deus tratava o ser humano de acordo com a lei da recompensa: Se alguém faz alguma coisa que é certa, Deus ajuda. Se faz errado, Deus castiga.

                    O que Jó fala para os seus amigos é que Deus é soberano. Em outras palavras, Jó dizia que Deus era Deus, e que sendo Deus, era soberano para fazer segundo a sua vontade.

                    Essa lição tão simples, é difícil para as pessoas entenderem. Quantas vezes as pessoas discutem com Deus! Quantas vezes acusam Deus de ser injusto. Mas Deus é soberano. O que Jó aprendeu com a sua experiência de sofrimento é que Deus não usa esta soberania contra o ser humano. Deus quer o bem das pessoas. E é possível confiar em Deus.

                    Confiar em Deus, que sabe mais do que nós, é sábio. Saber que ele nos ama e que é soberano é altamente consolador.

                    Por isso, mesmo que não compreendamos muitas coisas, podemos confiar nele. Em suas mãos, estamos bem. Vemos a soberania e o amor de Deus com toda a clareza na pessoa de Jesus, o Cristo. Na cruz ele sofreu e nos deu a vitória. Ali ele venceu a morte. Incompreensível para nós. Mas maravilhoso.


OREMOS: Senhor Deus, humildemente chego à tua presença para dizer que confio no teu amor e na tua soberania. Por Jesus. Amém!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário