quarta-feira, 10 de julho de 2024

 A DOUTRINA DA TRINDADE

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Ouve,é Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor"
Dt 6.4
Mensagem de 10/7/24


   Há um só Deus verdadeiro. Ele se revela a nós através da Bíblia. Nesta auto-revelação, Deus mostra-nos quem Ele é e nós seres humanos. Para conhecer bem  a Deus precisamos podermos ter uma experiência pessoal com Ele. Aliás, foi por essa razão que Deus se revelou ao homem, para que este  pudesse manter uma comunhão pessoal com Ele.
   Deus é um só. Não existe nenhum outro Deus verdadeiro. Em Dt 6.4 lemos: "Ouve,é Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor". Em Isaías 44.6 temos: "Eu sou o primeiro e o último e fora de mim não há Deus". O único Deus se revela como Pai, Filho e Espírito Santo, pessoas distintas, mas sem divisão em sua essência. A não compreensão desta verdade tem levado muitos cristãos a erros doutrinários. "...não de pode separar na vida religiosa o Deus triúno. Relacionar-se com o Pai, só por meio do Filho, e segundo o agir do Espírito. Por sua vez, o Filho de Deus só faz o que seu Pai ordena, no poder no Espírito. E também o Espírito, que procede do Pai, só atua em função do Filho, a quem representa". Deus não pode ser dividido. Quem tem o Pai tem o Filho e o Espírito Santo. A Trindade age e trabalha em harmonia. Deus Pai planejou a salvação e fez a preparação necessária para a vinda do Deus Filho; Deus Filho executou a obra da salvação planejada por Deus Pai e Deus Espírito Santo veio a este mundo para convencer o pecador dos seus pecados, levá-lo ao arrependimento e fé em Jesus Cristo e transformá-lo em uma nova criatura mediante o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário.
   Em sua natureza, Deus é Espírito Pessoal, Perfeito, Infinito e Eterno. Quanto ao caráter moral divino, vemos que Deus é Espírito perfeitamente bom. Deus é bom porque possui todas as qualidades boas em seu mais alto grau.
    Os atributos naturais de Deus são: Onipresença, Onisciência, Onipotência, Unidade e Imutabilidade. O Salmo 139 expressa muito bem a onipresença e a onisciência do único Deus verdadeiro, eterno e infinito. Os seus atributos morais são: santidade, justiça e amor. Este é o Deus a quem servimos e adoramos. Ele é o Criador de todas as coisas. Um dia, todos os homens terão que prestar contas a Deus, pois, Ele é o Senhor de todas as criaturas, tanto terrenas como celestiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário