terça-feira, 23 de junho de 2026

JOGANDO EM EQUIPE
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
baseado em texto de J. Lorente, publicado com apoio cultural de Clínica de Olhos Lambert, Santo André, por Quebecor World São Paulo


"Entrem pela porta estreita, porque é  larga a porta e espaçoso o caminho que leva  à perdição, e são muitos os que entram por ela! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva para a vida, e são poucos os que a encontram".
Mt 7, 13-14


     Hà alguns anos, ao tentar aprender a jogar video-game, a frase que eu mais ouvia era: "mas você está velha para aprender a jogar video-game!" Mas de tanto ver gente aprendendo e jogando, resolvi me lançar em mais esse desafio. Não é fácil ser vencedor, pois os obstáculos  e as dificuldades são enormes. O adversário desse jogo é habilidoso, inteligente e astuto!
      As regras, até que são simples. Basta ler o manual e entender o objetivo que é ajudar um grande número de bichinhos virtuais, que anda de um lado para o outro, a encontrar o caminho a seguir. Mas no caminho, há muitos obstáculos como saídas falsas e labirintos. E a grande maioria dos caminhos leva a abismos onde os bichinhos acabam morrendo.
     No caminho, há monstros disfarçados de amigos e guias prontos a abocanhar a enganar os desavisados.
     Para sair vencedor, o jogador deve cumprir seu objetivo que é salvar o maior número de bichinhos. Mas há muitas dificuldades. O jogador não pode arrastá-los sem seu consentimento. Deve conversar com o bichinho e usar argumentos convincentes, até conseguir dissuadí--lo. Quando consegue, deve guiá-lo pelo único caminho certo e levá-lo a salvo para um local seguro, onde nenhum risco os ameace.
      O maior desafio é encontrar o caminho certo. Às vezes, o que aparenta ser o mais fácil, é o que mais ameaças tem. E...entre tantos caminhos, é difícil descobrir o verdadeiro.
     O adversário quer te enganar e atrapalhar. Quer pegar um monte de bichinhos e levá-los  à destruição e para isso tenta iludi-los com uma série de atrativos. E põe em dúvida nossa palavra e lhes mostra caminhos largos, confortáveis, fáceis. Mas, no fim desses caminhos tão atrativos, nada existe além de poços profundos e abismos. É um engodo que leva à morte!
     Li e reli o manual por diversas vezes e descobri  que o caminho certo é tortuoso, estreito, cheio de encruzilhadas e com atalhos tentadores. É uma estrada, onde o "pedágio" é pago com renúncias e sacrifícios. Mas que vale a pena.
     Após encontrar o caminho certo, fica mais fácil convencer os bichinhos. Eu já conseguia suplantar a matreirice do adversário e ganhar algumas partidas. Alguns bichinhos confiaram, acreditaram em minhas palavras, e seguiram o caminho certo. Salvaram-se, escapando dos monstros e dos engodos no caminho e chegaram a um lugar maravilhoso, com muito verde, flores e frutos e rios de água cristalina, que nasciam num trono, de onde brilhava indizível luz!. Mas uma coisa me preocupava. Se alguns bichinhos conseguiam se manter vivos,salvos, milhares de outros morriam trilhando caminhos errados, acreditando nos enganos do inimigo. Na verdade, enquanto o jogador acode e salva alguns, o inimigo arrebanha dúzias e mais dúzias...para matar!
    Uma coisa aprendi com esse jogo: de que sozinho é impossível ganhar credibilidade, mostrar a verdade e indicar o caminho certo. Só muitos  indivíduos unidos podem vencer o diabólico inimigo. É isso que estamos fazendo aqui hoje, né?
     Para superar o adversário, é preciso jogar em equipe. Também precisamos ler e reler o manual, até entendermos as regras. E ainda precisamos falar, ensinar, desmascarar o deus virtual e apresentarmos aos "bichinhos"... o Deus Real! Só assim os salvaremos. Devemos ter gravado em nossos corações um versículo do Salmo 119, o 104, que diz: "Dos teus preceitos recebo inteligência, por isso odeio todo caminho falso". E seguirmos em frente, fazendo a obra, evangelizando, compartilhando nosso conhecimento, mostrando o reto caminho, sem qualquer medo da porta estreita.  Essa porta, que nos leva à salvação, exige, para que entremos nela, 4 atitudes.
Para entrar pela porta estreita (referência a Lucas 13:24 que diz:  pela porta estreita (referência a Lucas 13:24), Jesus alerta: "Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão"..   Para entrar pela porta estreita, é necessário esforço, pois a salvação exige uma decisão firme. O ensino bíblico destaca que isso envolve: 
  • Esforço intencional: A palavra original usada no texto (agonizomai, traduzida como "esforçai-vos" ou "lutai") implica dar o máximo de si, como um atleta em competição.
  • Humildade e desapego: É necessário deixar de lado o orgulho, o egoísmo, o apego às riquezas e o pecado. A porta é estreita demais para quem carrega fardos pesados de vaidade.
  • Conversão e obediência diária: Não basta professar a fé apenas da boca para fora. É necessário viver a prática dos ensinamentos de Jesus, assumindo uma postura de serviço, amor ao próximo e renúncia
    .
  • Prioridade ao Reino de Deus: Exige colocar os princípios divinos acima das facilidades e dos prazeres momentâneos do mundo.
     O trecho reforça o alerta de Jesus sobre a necessidade de vigilância constante, pois, diferentemente do caminho largo que atrai a maioria das pessoas, o caminho estreito exige uma decisão ativa em direção a Deus enquanto há tempo.

     Enfim, A Porta Estreita: Representa a necessidade de conversão diária, renúncia, obediência aos ensinamentos de Cristo e prática da justiça. É o caminho do sacrifício e do amor ao próximo, em contraste com a "porta larga" e o caminho fácil. 

     É uma Palavra dura essa, né? Seguir Jesus Cristo exige de nós renúncia, porque vivemos neste mundo, mas não pertencemos a ele. Muitas vezes o nosso coração está apegado  àquilo que são as coisas e as realidades que o mundo pode oferecer. E isso, meus irmãos, pode nos levar a não optar pela porta estreita. Por quê ? Porque nós temos vontade de ter muito dinheiro, de ter muitas casas, de ter carros luxuosos, entre tantas outras coisas. Isso não é errado. Porém, muitas vezes, o nosso coração está justamente nessas coisas que precisamos renunciar para passar pela porta estreita.

     Jesus vai pedir a você, ser aceitá-lo como Senhor de sua vida, para passar pela porta estreita e precisará renunciar às facilidades deste mundo. Não poderá viver uma vida cômoda, no bem bom, de sombra e água fresca. Não, meus irmãos, por isso é exigente. Isso nos mostra o quanto é exigente e faz que reflitamos sobre as vezes que não estamos de acordo com a vontade de Deus.

     Vivemos a radicalidade de um mundo paganizado!

     Jesus está falando como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida. O caminho é largo, a porta larga, não te leva à vida. Vai levá-lo aos prazeres, vai trazer-lhe satisfação e alegrias momentâneas. Você terá facilidades e até mesmo tudo aquilo que precisa, mas que não o levará à vida eterna.

     Por isso estamos numa sociedade paganizada, mundana e que está entrando na igreja, pois pregar a radicalidade, a santidade, está fora de moda. O Evangelho não sai de moda! E podem perseguir aqueles que pregam a verdade, porque não vão calar a voz dos profetas, não vão calar a voz daqueles que Deus chamou para fazer a sua vontade. Não vão calar a NOSSA VOZ!

     E por isso, meus irmãos, o Evangelho diz assim no final: "E são poucos os que o encontram". Mt 7. 13,14. Ou seja, a porta estreita. Por quê? Porque o coração não está mais em Deus.

     Que o seu coração volte para Deus, que o meu coração volte a fazer a vontade de Deus. Que o coração de todos aqueles que se desviaram ou perderam o foco, seja redirecionado a Deus Por isso eu peço ao Senhor uma bênção especial para que vivamos na vontade de Deus e escolhamos a porta estreita, porque ela o levará à vida.

     QUE DEUS NOS ABENÇOE E QUE NOSSA VIDA SEJA UM ATO DE LOUVOR AO SEU REINO. AMÉM!

    

     

 Meus irmãos, Jesus está falando como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida. O caminho largo, a porta larga não te leva à vida. Vai levá-lo aos prazeres, vai trazer-lhe satisfação e alegrias momentâneas. Você terá facilidades e até mesmo tudo aquilo que precisa, mas que não o levará à vida eterna.

Por isso estamos vivendo numa sociedade paganizada, mundana e que está entrando na Igreja, pois pregar a radicalidade, a santidade está fora de moda. O Evangelho não saiu de moda. E podem perseguir aqueles que pregam a verdade, porque não vão calar a voz dos profetas, não vão calar a voz daqueles que Deus chamou para fazer a Sua vontade.

E por isso, meus irmãos, que o Evangelho diz assim no final: “E são poucos os que o encontram”. Ou seja, a porta estreita. Por quê? Porque o coração não está mais em Deus.

Que o seu coração volte para Deus, que o meu coração volte para fazer a vontade de Deus. Por isso eu peço ao Senhor uma bênção toda especial para que você viva na vontade de Deus e escolha a porta estreita, porque ela o levará à vida.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

                                                                     O HORIZONTE É INÚTIL

                                           Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

                          "E Deus viu tudo o que havia feito, e era muito bom"

                                                               Gn.1.31


        Quando contemplou o céu, obra de teus dedos, a lua, as estrelas que     fixaste, o que é o homem, para dele te lembrares? O ser humano para que o                                                              visites?"

                                                             Sl 8.3 


         "Senhor, nosso soberano, como é grandioso teu nome em toda a terra"

                                                        Sl 8.4-5.10



     Já reparou como estamos sempre colocando em dúvida as coisas de Deus? Todo dia encontramos alguma coisa para criticar: podia ser assim...podia ser assado...Dificilmente aceitamos as coisas como o são, sem questionar. Chegamos até a sonhar que estamos mudando alguma obra de Deus.

     Pois foi  que aconteceu comigo. Sonhei que Deus, cansado de tantas reclamações, constituiu um grupo de trabalho para analisar a natureza, relatar todas suas falhas e relacionar as coisas sem utilidade para a humanidade.

    Por ser muito crítica, fui uma das escolhidas para esse trabalho, bastaria fazer um relatório com as justificativas e pronto, todos os erros de Deus seriam consertados e todas coisas inúteis que Deus fez seriam eliminadas.

     A tarefa parecia fácil, era a minha chance de consertar o mundo. Eu tinha na cabeça um milhão de coisas que deveriam ser mudadas. Comecei a analisar uma a uma e aos poucos fui percebendo que tudo foi feito para o bem das pessoas. Qualquer mudança, qualquer alteração, traria prejuízos para a humanidade. O restante do grupo também chegou a essa mesma conclusão.

     Foram meses de pesquisa e, por incrível que pareça, não conseguimos mostrar uma única falha de Deus. Resultado: todos desistiram.

     Eu não! Apesar de não ter encontrado nenhuma coisa errada, encontrei pelo menos uma coisa inútil e fiz questão de relatar. Em letras graúdas escrevi: O HORIZONTE É INÚTIL, NÃO SERVE PARA NADA E POR ISSO DEVE SER EXTINTO!!! E assinei embaixo.



   Já reparou como estamos sempre colocando em dúvida as coisas de Deus? Todo
 dia encontramos alguma coisa para criticar: podia ser assim, poderia ser assado...
Dificilmente aceitamos as coisas como são, sem questionar. Chegamos até a sonhar
que estamos mudando alguma obra de Deus.
   Pois foi o que aconteceu comigo. Sonhei que Deus, cansado de tantas 
reclamações, constituiu um grupo de trabalho para analisar a natureza, relatar todas 
 as falhas e relacionar as coisas sem utilidade para a humanidade.
     Fui uma das escolhidas para esse trabalho, bastaria fazer um relatório com as 
justificativas e pronto, todos os erros de Deus seriam consertados e todas as coisas 
inúteis que Deus fez seriam eliminadas.
     A tarefa parecia fácil, era a minha chance de consertar o mundo. Eu tinha na 
cabeça um milhão de coisas que deviam ser mudadas. Comecei a analisar uma por 
uma e, aos poucos, fui percebendo que tudo foi feito para o bem das pessoas. 
Qualquer mudança, qualquer alteração, traria prejuízos para a humanidade. O 
restante do grupo também chegou à mesma conclusão.
     Foram meses de pesquisas e, por incrível que pareça, não conseguimos 
encontrar e apontar uma única falha de Deus. Resultado, todos desistiram.
   Eu não! Apesar de não ter encontrado nenhuma coisa errada, encontrei ao menos 
uma coisa inútil e fiz questão de relatar. Em letras grandes escrevi O HORIZONTE É
INÚTIL, NÃO SERVE PARA NADA E POR ISSO DEVE SER EXTINTO!!! E assinei 
embaixo.

 Assim que o relatório chegou às mãos de Deus, Ele me chamou para uma conversa
 e depois de me deixar bem à vontade, disse:
     -Gostaria que fosse mais clara na sua justificativa. Estou disposto a extinguir o
 horizonte se realmente ele não servir para nada, mas primeiro, diga-me, como 
chegou a essa conclusão?
      Minha resposta já estava na ponta da língua:
     - Simples- disse eu- se caminho um passo em direção ao horizonte, ele se afasta
um passo de mim. Se caminho dez ou vinte passos, ele se distancia de mim outros 
dez ou vinte passos. Se ando quilômetros em direção ao horizonte, ele se afasta os
mesmos quilômetros de mim... Isso faz sentido? O horizonte não serve para nada!
     Neste momento Deus olhou dentro dos meus olhos e com muito carinho me 
disse:
     - Eu estou no horizonte, Maria Luísa! Olhe para ele e perceba a minha presença 
em todas as coisas do mundo. Quem caminha em direção ao horizonte, aproxima-
se de mim. É justamente para isso que serve o horizonte, minha filha...para fazê-la 
caminhar em minha direção.
     Baixei a cabeça, pedi perdão  e nunca mais duvidei da grandeza e perfeição de 
Deus...


terça-feira, 9 de junho de 2026

 JESUS ALIVIA  NOSSO SOFRIMENTO

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Se o nosso coração nos acusar, certamente Deus é maior que o nosso coração, e conhece todas as coisas"

1 Jo 3.20




   Há muitas formas de sofrimento. Podemos sofrer por muitas causas. Mas, um dos maiores 
sofrimentos humanos acontece quando nos sentimos culpados. A dor de uma consciência 
pesada é difícil de ser suportada.
   Um pastor visitou uma senhora que lhe contou que não encontrava paz no coração. A causa 
 disso  era o fato dela ter cometido uma injustiça no passado e não conseguir perdoar sequer 
a si mesma. Em um presídio, um dos presos , arrependido pelos seus erros, dizia não 
encontrar paz no coração. Isso o fazia sofrer muito.
   O rei Davi, que também cometeu muitos erros na vida, conta como era o sofrimento que 
carregava, enquanto não tinha confessado seu pecado a Deus. O rei Davi disse: "Enquanto 
calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos 
todo dia. Porque a tua mão  pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em 
sequidão de estio" Sl 32.3.4. Essa é a situação de quem sofre por sentir culpa no 
coração. Parece que a vida vai terminar....
   Para esse tipo de sofrimento, há uma solução. O apóstolo João diz: "Se o nosso coração 
nos acusar, certamente Deus  é maior do que o nosso coração. Deus conhece todas as 
coisas." 1 Jo 3.20. Ele sabe das razões do nosso sofrimento. Ao mesmo tempo, Deus quer 
nos perdoar. Por isso ele nos convida a confessarmos o nosso pecado e confiarmos em Jesus
 para recebermos o perdão. O sangue de Jesus Cristo cobre uma multidão de pecados. 
Confiando em Cristo poderemos ter alívio do sofrimento que a culpa nos causa. Lembremos
 sempre:
"Se o nosso coração nos acusar, certamente Deus é maior do que o nosso coração, e 
conhece todas as coisas".1 Jo 3.20, como já citado acima.
   É bom sabermos que existe alívio para esse tipo de sofrimento. Jesus Cristo nos perdoa os 
pecados e nos dá,desta forma, uma consciência aliviada. Confiemos em Jesus Cristo, 
sabendo que ele nos perdoa e nos dá paz.

OREMOS: Senhor, apazigua o meu coração e alivia o sofrimento da minha consciência, 
dando-me a certeza do perdão que Cristo conquistou na cruz. Amém, Amém e Amém.

                                        O GRÃO DE AREIA E A MONTANHA

Texto da Rede Aleluia, resumido e adaptado por
pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

Promessa de Deus a Abraão: "Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar..." 
Gn 22.17


   Ninguém liga muito para um grão de areia. É tão pequenino, que à mente humana, parece insignificante. Mas não é! Deixe um entrar em seu olho, para ver o que faz...Deus usou a metáfora do grão de areia, para lembrar-nos de quão numerosos são! Mas também tem uma peculiaridade: podem se transformar em jóias de grande valor. Por isso, vou contar-lhes hoje a parábola de uma montanha e um grão de areia.
   Era uma vez uma imponente montanha, bem próxima ao mar.         Um dia ela olhou para baixo e desdenhosamente disse a um grão de areia: "Você deve ser muito infeliz!Mora no chão, é pisado por muitos e levado pelo vento para o lugar que o vento quiser..."
   O grão de areia ficou calado e intimamente pensou: "é verdade...só ando ou vôo, quando o vento me leva. Dependo sempre da vontade do vento. Nada decido sozinho, nem para onde quero ir..."
   Certa noite, daquelas de mar bravio, veio uma onda muito forte e carregou o pequenino grão de areia para o fundo do mar. A montanha, achando-se muito importante, do alto de sua arrogância, lamentou: "Triste fim!" Por sua vez, o grão de areia se alojou dentro de uma ostra e ali, triste, deprimido e amargurado, permaneceu...pensando que para sair dali, ia depender, mais uma vez, da vontade de terceiros.
   No entanto, a ostra, incomodada com as aspereza do grão de areia, começou a fazer em volta dele, uma cobertura lisinha e esbranquiçada, chamada nacar, em várias camadas até que com o tempo se transformou numa bela pérola. Um humilde pescador tirou-a do fundo do mar e aquela pérola se tornou uma jóia valiosa, que foi levada a todos lugares do mundo, foi exibida em lindas mulheres, nos palácios mais luxuosos. Então o grão de areia que dera origem à pérola pensou: 
"Ah, se aquela montanha pudesse imaginar que hoje sou uma jóia valiosa, no diadema de um rei! Como sou feliz com meu destino!"
   Por sua vez a montanha, foi se deteriorando com a tempo e o vento, perdendo sua imponência e altivez. Estava cheia de buracos, rachaduras e se desmanchava, aos pedaços, com qualquer brisa que soprasse.
   Assim é a vida: muitas vezes nos sentimos tão pequenos e sem vida, que sequer enxergamos a grandeza que Deus tem reservado para nossas vidas. Na maioria das vezes, o depender de alguém ( ou de algo, como o grão de areia dependia do vento), é coisa que nos estorva, incomoda. Mas esse alguém ou essa coisa, pode ser a onda que vai nos levar para dentro da ostra. Lá, e só lá, poderemos iniciarmos a transformação e a renovação de nossas vidas. Deus, constantemente nos coloca à prova, em especial nos quesitos humildade, submissão e caráter.
   Por isso, meu irmão, não se deixe influenciar pelas montanhas que aparecem pelo seu caminho. Elas só querem mostrar nossa dependência, impotência e fragilidade, nos levando à infelicidade. Devemos aguardar o mover de Deus, na certeza de que Ele tem algo maravilhoso para nós. E que Ele, e só Ele, pode nos colocar dentro de uma ostra e transformar-nos em pérola de grande valor.
AMém, amém e amém.

                                                              LENÇOL SUJO

Pra.Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Tire primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão"
Mt 7.5


   Um casal de recém casados, mudou-se para um bairro muito tranquilo.
   Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através de uma janela a vizinha que pendurava os lençóis no varal e comentou com o marido:
   - Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Provavelmente está precisando de um sabão novo, mais eficaz. Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela quer que eu lhe ensine a lavar roupas...
   O marido observou calado.
   Alguns dias depois, novamente durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o mando
   - Nossa, a vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Gostaria de ensiná-la a lavá-los.
   E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu crítico discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.
   Passado um mês, a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis brancos,alvíssimamente brancos, sendo estendidos e empolgada foi dizer ao marido:
   -Veja! Ela aprendeu a lavar as roupas! Será que a outra vizinha ensinou? Eu tive vontade, mas não tive coragem de ensiná-la.
   O marido calmamente respondeu:
   - Não, é que hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da janela! 
   E assim é.
   Tudo depende da janela através da qual observamos os fatos.
   Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir, verifique seus próprios  defeitos e limitações.
   Devemos olhar, antes de tudo, para a nossa própria casa, para dentro de nós mesmos.
   Só assim poderemos ter a real noção do real valor de nossos vizinhos e amigos.
   Lave sua vidraça.
   Abra sua janela.
   Só assim, enxergará a realidade e parará de criticar os outros.
   Deus te abençoe e tire a trava de seus olhos!

sexta-feira, 8 de maio de 2026

 PROFISSÂO MÃE

Uma homenagem às doutoras em fazer a vida melhor


   Uma mulher foi renovar a sua carteira de motorista. A atendente pediu-lhe que informasse qual era a sua profissão.
    Ela hesitou, sem saber bem como se classificar.
   "O que eu pergunto é se tem um trabalho", insistiu a funcionária.
   "Claro que tenho um trabalho", exclamou.
   "Sou mãe".
   "Não consideramos "mãe" um trabalho, vou colocar "dona de casa", disse a funcionária friamente.
   Não voltei a lembrar-me dessa história, até o dia que me encontrei em situação indêntica.
   A pessoa que me atendeu, que era, obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona da situação, perguntou:
   Qual é a sua ocupação?
   Não sei o que me fez dizer isto, as palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora. E respondi: "Sou doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".
   A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanentemente a apontar para o ar e olhou-me como quem diz que não ouviu muito bem.
   Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.
   Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.
   "Posso perguntar, disse-me ela com novo interesse, o que faz exatamente?"
   Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder:
   "Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (Normalmente eu teria dito dentro e fora e casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos( todas meninas).
   E continuei: "trabalho em regime de dedicação exclusiva( alguma mulher discorda?), o grau de exigência é em nível de 14 horas por dia (para não dizer 24 horas).
Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantou, me acompanhou  e pessoalmente me abriu a porta.
   Quando cheguei em casa com o título da minha carteira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 3 anos. Do andar de cima, pude ouvir meu novo experimento (um bebê de seis meses) testando uma nova tonalidade de voz.
Senti-me triunfante!
MATERNIDADE...QUE CARREIRA GLORIOSA!
Tenho plena convicção que as AVÓS deviam ser chamadas "Doutoras Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".
As BISAVÓS: "Doutora Executiva- Sênior".
E as TIAS: " Doutora-Assistente".

Apesar de desconhecermos a autoria dess texto, esta é nossa singela e carinhosa homenagem  a todas as mulheres, mães, esposas, amigas, companheiras. Que Deus as abençoe e proteja. E que o dia de hoje tenha sido abençoado, alegre e venturoso a cada uma de vocês. Amém!