domingo, 24 de novembro de 2024

VIOLÊNCIA, INCLUSIVE CONTRA AS CRIANÇAS
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas"
Mc 10.16


        A violência contra as crianças está atingindo níveis cada vez mais preocupantes em nossa sociedade. Cada vez mais surgem campanhas contra a violência que atinge as crianças, contra atos de pais descontrolados que roubam a infância de muitas delas. Mas o próprio fato de termos campanhas deste tipo alerta para o estado lamentável de muitos setores da sociedade.
     Como escreve o pastor  Marcos Schmidt: "De certa forma é ridícula tal campanha. Não ela em si, mas a necessidade dela. Porque violência nas ruas, no trânsito, nas escolas, fora de casa, isto já não causa perplexidade. Mas quando chegamos a tal ponto - na necessidade de conscientizar as pessoas para não maltratarem seus filhos, então o mundo está mesmo perdido. Por isso, coitadas das crianças que em lugar de proteção recebem de seus pais a violência".
     No Evangelho de Marcos, encontramos a seguinte narrativa: "Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas". Que belo exemplo o de Jesus. Ele não teve uma família e filhos. Mas deu um belo exemplo para pais e mães de como tratar as crianças. Com valor, com respeito, com carinho! Quanta alegria existe num lar onde pai e mãe procuram transmitir este mesmo amor e carinho para seus filhos.
    E amor não quer dizer ser conivente ou permissivo com atitudes erradas. Mas o amor incondicional de pai e mãe se manifesta também nos momentos de correção e orientação. Não com violência, que às vezes parece ser a saída mais fácil, mas com toda firmeza e preocupação que o verdadeiro amor demonstra.
     Seguindo os passos de Jesus, que  acolheu as crianças e as utilizou como exemplo, talvez precisemos apenas de uma campanha: "Criança, reconheça e valorize seus pais!"

OREMOS: Senhor Deus, queremos ser instrumentos teus na campanha para transmitirmos amor e cuidado para as nossas crianças. Em nome de Jesus. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário