DIREITO À LIBERDADE
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Quando todas as vontades da criança são feitas, ela acaba fazendo sua mãe passar vergonha"
Pv 29.15
Iniciamos esta mensagem a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente que diz, em seu artigo 15: "A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e suas Leis".
De fato precisamos respeitar a liberdade do ser humano, não importando se é uma criança, um adolescente ou um adulto. Mas, é preciso afirmar que esta liberdade deve ser acompanhada de responsabilidade. Para isto, utilizamos o texto bíblico de hoje.
A compreensão dos adultos em relação à criança tem sido modificada com o passar dos tempos. Há 500 anos as crianças não eram valorizadas e, se uma viesse a faltar, poderia ser substituída com facilidade. Com o passar do tempo, com o advento do processo de educação, a visão que temos da criança foi sendo modificada. Hoje a criança é objeto de preocupação de todos. Tratamos com muito cuidado e respeito a criança, dando-lhe dignidade, liberdade, com responsabilidade.
As crianças, quando bem cuidadas, tornam-se um modelo, quando adultas. A educação que damos hoje é para a vida toda. Por isso, quanto mais trabalharmos esta questão, dedicando tempo e esforços para educarmos nossos filhos, mais seguros estaremos de que crescerão capacitados para viverem como adultos.
Deixamos aqui um alerta sobre a necessidade dos pais dialogarem com os seus filhos, ouvindo os seus anseios e interagindo com eles, com vistas ao seu desenvolvimento. Há muitas crianças e adolescentes presos aos tabus que seus pais construíram e, numa época como a nossa, de grandes transformações, requer-se urgência na adaptação dos velhos conceitos, sem perder o bom senso ético e cristão, cujo maior exemplo é Jesus Cristo, o Filho de Deus que deu sua vida pela humanidade, vida que foi um modelo, ontem, hoje e sempre.
OREMOS: Querido Deus, dá-me responsabilidade na educação dos meus filhos com o objetivo de que sejam bons cidadãos em nosso país. Amém.
ResponderResponder a todosEncaminhar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário