quinta-feira, 28 de novembro de 2024

UMA PALAVRA DE CONFORTO
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?"
Jo 11.25,26

Mensagem de 28/11/24

     Você já foi a um velório? O que você disse para os enlutados?
     Jesus participou ativamente da vida de seus  amigos e seguidores. Em muitos momentos notamos a presença de Jesus em casamentos, jantares, festas em geral e também o vemos em velórios. Nosso texto de hoje é excerto da história da morte e ressurreição de seu amigo Lázaro.
     Jesus aproveita o momento da morte, do luto, da perda de um amigo, para dizer palavras de conforto: "Eu sou  a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?"
     Estas palavras de Jesus são confortadoras porque apresentam a solução para o problema da morte. O próprio Jesus é a ressurreição e a vida. Jesus oferece gratuitamente esta vida eterna a todos nós, porque somos pecadores e mortais e precisamos do seu auxílio.
     Enquanto muitos não sabem o que dizer diante da morte, as palavras de Jesus soam como um suave conforto. Você também pode ter este conforto em sua vida e na vida de sua família. Creia que Jesus Cristo é a ressurreição e a vida. Acredite que, mesmo diante da morte de Jesus pode salvar nosso corpo e nossa alma.

OREMOS: Senhor Jesus, preciso de tuas palavras de conforto e orientação para enfrentar as adversidades da vida. Fica comigo hoje e sempre. Amém.

 

 CERTEZA DAS VERDADES APRENDIDAS

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Escrevo para que tenhas a plena certeza das verdades em que foste instruído"
Lc 1.4

Mensagem de 27/11/24


     O final do ano, com todas as suas correrias, está chegando. Estamos a 28 dias do Natal e a 33 dias do Ano Novo.
     No início de seu Evangelho, Lucas nos diz que se propôs a escrever o livro para que seu amigo Teófilo tivesse plena certeza das verdades em que fora instruído. Ter certeza das verdades em que se  é instruído é coisa muito importante!
     Hoje em dia, muitas coisas são ditas na área da religião. Nos ensinam coisas diferentes e contraditórias. Será possível ter certeza de alguma coisa a respeito de religião??? Ficamos pensando: quem está com a razão? Duas observações a fazer: 1) Jesus não encarnou e veio ao mundo para fundar religião alguma! Ele veio para perdoar nossos pecados e nos dar a vida eterna, a salvação. 2) Se você quer saber quem está com a razão em qualquer afirmação, consulte a Bíblia! Se o que aprendemos  está de conformidade com o que a Bíblia ensina, podemos nos tranquilizar e termos certeza da lisura do que aprendemos. Mas, se não estiver em conformidade com o que prega a Bíblia Sagrada, é melhor esquecermos, pois não passa de uma heresia.
     Lendo a Bíblia, perto do Natal ou não, vamos aprender mais  sobre a vida de Jesus, sobre o que ele fez por nós, e sobre o que ele nos ensinou. É maravilhoso termos a Bíblia ao nosso alcance! Assim temos acesso e certeza das verdades em que fomos instruídos!

OREMOS: Senhor Jesus, dá-me a certeza das verdades que aprendi e ainda aprendo, pois somente nesta fé que eu serei recebida no Reino de Deus. Amém!
LEMBRANÇA DE UM AMOR DE PÉTALAS E ESPINHOS
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Ouvi-me...vós a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno"
Is 46.3
Mensagem de 26/11/24
     Durante nossa vida temos várias comemorações e dentre elas, o dia das mães. Recordo-me da minha juventude, quando todos iam homenagear as mães e a minha, atéia, fazia com que eu derramasse lágrimas, diante de sua indiferença...Minha mãe hoje está com o Pai, graças a uma cuidadora sergipana que a converteu. Quando me lembro dela, tenho que reconhecer a influência que minha mãe teve em minha formação e vida. Hoje ela está com o Senhor. Mas se tivesse que defini-la, diria que foi uma roseira que produzia pétalas perfumadas em nossas vidas e na vida dos que a rodeavam. Nunca negou atenção a quem quer que fosse. Mas também produzia espinhos que protegiam seus filhos e daqueles que conviviam com ela. Geralmente, quando falamos em espinhos, pensamos em seu lado negativo. Mas eles são agentes de defesa!
     Hoje, ao pensar  em minha mãe, lembro-me de seu amor por nós. Dizemos que Deus é Pai, mas para mim, em total concordância como pr. Ed René Kivitz, Ele também é Mãe. Aliás, foi o próprio Senhor Jesus quem disse: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedreja os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!" Mt 23.37. Jesus assume a postura de mãe para nos mostrar a proteção que só elas sabem dar. A minha mensagem aos filhos é a seguinte: "Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe". Pv 1.8 Agora vamos refletir: pais, nossos filhos vêm em nós um exemplo a ser seguido? Pense nisso...

 

 NÂO COMPLIQUE!

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!"
Js 1.9

Mensagem de 25/11/24

     "Foram tempos difíceis", dizia Léo, se referindo ao tempo de pobreza- fome, frio, doença- que sua família passou nos anos da sua infância. "Não vai ser fácil", queixava-se uma mãe que perdera a casa no incêndio. "Não sei mais o que fazer", chorava aflito o avô de um neto adolescente que estava viciado nas drogas.
     Tempos difíceis podem ter ficado para trás. Ou podem estacionar em nós ou ao nosso redor como séria ameaça em nosso presente ou futuro. Às vezes o medo e a insegurança tornam tudo mais complicado e confuso. E existem aqueles que aparentemente gostam de martirizar-se e têm "mania de sofrimento". Outros são descuidados, não se previnem, levam tudo na moleza e brincadeira. Aí, quando se dão conta, estão num "beco sem saída"
     Tempos difíceis! Como você tem reagido a eles? Como os enfrenta? Como procura evitá-los? O sábio Rei Salomão constatou e registrou: "Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples, mas nós complicamos tudo" Ec 7.29. Tempos difíceis são resultados da complicação dos homens que não temem a Deus, não respeitam suas Leis nem querem ser curados por ele. Se você está ou não entre estes, não importa. Volte-se para Deus, entregue sua vida a Jesus e guarde em seu coração estas palavras do Deus Todo Poderoso: "Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, porque eu, o Senhor, estarei com você" Js 1.9.
     Josué enfrentou muitos "tempos difíceis" mas Deus jamais o desamparou. Assim o mesmo Deus ampara a mim e a você.

OREMOS: Amado Deus, esteja sempre comigo, para que nas horas difíceis eu me lembre que tu nunca me deixas desprotegido.

domingo, 24 de novembro de 2024

VIOLÊNCIA, INCLUSIVE CONTRA AS CRIANÇAS
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas"
Mc 10.16


        A violência contra as crianças está atingindo níveis cada vez mais preocupantes em nossa sociedade. Cada vez mais surgem campanhas contra a violência que atinge as crianças, contra atos de pais descontrolados que roubam a infância de muitas delas. Mas o próprio fato de termos campanhas deste tipo alerta para o estado lamentável de muitos setores da sociedade.
     Como escreve o pastor  Marcos Schmidt: "De certa forma é ridícula tal campanha. Não ela em si, mas a necessidade dela. Porque violência nas ruas, no trânsito, nas escolas, fora de casa, isto já não causa perplexidade. Mas quando chegamos a tal ponto - na necessidade de conscientizar as pessoas para não maltratarem seus filhos, então o mundo está mesmo perdido. Por isso, coitadas das crianças que em lugar de proteção recebem de seus pais a violência".
     No Evangelho de Marcos, encontramos a seguinte narrativa: "Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas". Que belo exemplo o de Jesus. Ele não teve uma família e filhos. Mas deu um belo exemplo para pais e mães de como tratar as crianças. Com valor, com respeito, com carinho! Quanta alegria existe num lar onde pai e mãe procuram transmitir este mesmo amor e carinho para seus filhos.
    E amor não quer dizer ser conivente ou permissivo com atitudes erradas. Mas o amor incondicional de pai e mãe se manifesta também nos momentos de correção e orientação. Não com violência, que às vezes parece ser a saída mais fácil, mas com toda firmeza e preocupação que o verdadeiro amor demonstra.
     Seguindo os passos de Jesus, que  acolheu as crianças e as utilizou como exemplo, talvez precisemos apenas de uma campanha: "Criança, reconheça e valorize seus pais!"

OREMOS: Senhor Deus, queremos ser instrumentos teus na campanha para transmitirmos amor e cuidado para as nossas crianças. Em nome de Jesus. Amém.

 

sábado, 23 de novembro de 2024

 ENCARANDO AS DIFICULDADES DE FRENTE


Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"Se eu disser a verdade, o senhor me matará; e se eu lhe der conselhos, o senhor não ouvirá"
Jr 38.15



     Vocês conhecem o ditado "Se correr o bicho pega, se ficar, o bicho come" ? É um ditado que se aplica quando a pessoa está numa situação sem saída. O que a pessoa fizer, pode trazer consequências desastrosas.
     Foi assim que Jeremias se sentiu certa ocasião diante do Rei Zedequias. As notícias que tinha para o rei não eram boas. Se o profeta dissesse a verdade ao Rei, ele corria o risco de ser morto pelo Rei. Mas o Rei  prometeu que não faria nada ao profeta e o profeta contou a verdade ao Rei. Aí, se o profeta dissesse ao povo o que havia dito ao Rei, ele corria o risco de ser morto pelo povo. Era como no ditado que diz que "estamos numa sinuca de bico". 
     Você já se sentiu assim na vida? Já se sentiu encurralado, sem saída? Por vezes a vida é assim. O que fazer nessa situação?  Em primeiro lugar, e acima de tudo, o que ajuda é ter confiança em Deus. Quem confia em Deus, não precisa temer nada, nem mesmo a  morte. Pode  enfrentar a vida com confiança porque Deus está sempre a seu lado. Foi o que aconteceu com o profeta Jeremias. Ele confiava em Deus. Por isso conseguiu enfrentar as situações mais difíceis. Nem sempre a situação foi fácil para ele, mas no final, Deus lhe deu vitória.
     É esta lição que todos nós temos que aprender. Fazer alguma coisa errada para ter alguma facilidade, pode parecer esperteza, mas, na verdade, é o caminho da derrota no final da vida. Ficar com a verdade sempre vale a pena, porque ficamos com Deus.
     Jesus Cristo, diante de Pôncio Pilatos, não negou ser o Filho de Deus. Ele foi fiel à verdade. Isto lhe custou a vida. Mas Deus ficou com ele. Ele ressuscitou. Ele não foi vencido nem mesmo pela morte. E a vitória de Jesus é a nossa vitória.
     Por isso, quando você enfrentar situações onde  se sente encurralado, como diz o ditado, não tenha dúvidas: Fique com a verdade. Fique com Deus. Mesmo que a vida seja difícil assim. Deus vai ficar ao seu lado. E, se estamos do lado de Deus, a vitória já é nossa.

OREMOS: Amado Pai, tu sempre estás ao nosso lado! Ajuda-nos a ver isso em todos os momentos, para confiarmos que, contigo, sempre há uma solução. Amém
      

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

 DIREITO À LIBERDADE

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Quando todas as vontades da criança são feitas, ela acaba fazendo sua mãe passar vergonha"
Pv 29.15



     Iniciamos esta mensagem a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente que diz, em seu artigo 15: "A criança  e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e suas Leis".
     De fato precisamos respeitar a liberdade do ser humano, não importando se é uma criança, um adolescente ou um adulto. Mas, é preciso afirmar que esta liberdade deve ser acompanhada de responsabilidade. Para isto, utilizamos o texto bíblico de hoje.
      A compreensão dos adultos em relação à criança tem sido modificada com o passar dos tempos. Há 500 anos  as crianças não eram valorizadas e, se uma viesse a faltar, poderia ser substituída com facilidade. Com o passar do tempo, com o advento do processo de educação, a visão que temos da criança foi sendo modificada. Hoje a criança é objeto de preocupação de todos. Tratamos com muito cuidado e respeito a criança, dando-lhe dignidade, liberdade, com responsabilidade.
     As crianças, quando bem cuidadas, tornam-se um modelo, quando adultas. A educação que damos hoje é para a vida toda. Por isso, quanto mais trabalharmos esta questão, dedicando tempo e esforços para educarmos nossos filhos, mais seguros estaremos de que crescerão capacitados para viverem como adultos.
     Deixamos aqui um alerta sobre a necessidade dos pais dialogarem com os seus filhos, ouvindo os seus anseios e interagindo com eles, com vistas ao seu desenvolvimento. Há muitas crianças e adolescentes presos aos tabus que seus pais construíram e, numa época como a nossa, de grandes transformações, requer-se urgência na adaptação dos velhos conceitos, sem perder o bom senso ético e cristão, cujo maior exemplo é Jesus Cristo, o Filho de Deus que deu sua vida pela humanidade, vida que foi um modelo, ontem, hoje e sempre.

OREMOS: Querido Deus, dá-me responsabilidade na educação dos meus filhos com o objetivo de que sejam bons cidadãos em nosso país. Amém.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

CRISTO CUMPRIU AS PROMESSAS
Pra.Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"mas quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a  fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus"
Gl 4. 4,5


Mensagem de 21/11/24


     De tempos em tempos aparece alguém dizendo ser o messias, enviado da parte de Deus. Mas, não basta, meramente afirmar ser o messias ou ter algum carisma, é preciso cumprir completa e perfeitamente todas as promessas feitas por Deus, no Antigo Testamento. Nenhum outro a não ser Jesus, que chegou no tempo certo, estipulado por Deus, pode se submeter à sua vontade e conquistar o perdão para todos os pecadores que crêem em Cristo como único Filho de Deus.
    Os apóstolos e os primeiros cristãos, quando falavam a respeito de Cristo, procuravam sempre apontar para todos os aspectos da vida e morte de Cristo que comprovaram que ele era realmente o cumprimento total das promessas de Deus. Sua fé em Cristo estava firmada nisto e seu testemunho visava levar outras pessoas a conhecerem o verdadeiro Filho de Deus. Somente ele seria capaz de lhes proporcionar nova vida e colocá-los numa nova relação com Deus.
     Não apenas a Igreja Primitiva precisava identificar Cristo como Filho de Deus. Cristãos do século vinte e um somente poderão sentir-se seguros se firmarem a sua fé no Cristo que cumpriu todas as promessas de Deus. Ele cumpriu toda a lei de Deus e com o seu padecimento e morte nos colocou na abençoada condição de filhos amados de Deus. Durante os próximos dias será demonstrado como Cristo cumpriu todas as promessas divinas. Aproveite e medite na grandeza do amor de Deus.

OREMOS:  Senhor Deus, pelo seu Espírito prepara os nossos corações para que nosso foco esteja em Cristo e não meramente em emoções e sentimentos materialistas. Mostra-nos seu amor. Amém

 

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

FOME ESPIRITUAL
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e terminar o trabalho que ele me deu para fazer"
Jo 4.34


     Certa vez, Jesus estava com seus discípulos, e já era hora de almoçar, mas Jesus continuava a falar e a ensinar. Os discípulos o convidaram para comer alguma coisa, mas ele respondeu: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e terminar o trabalho que me deu para fazer".
     Esta resposta de Jesus evidencia a sua prioridade. Transparece nela a urgência que ele via em levar alimento espiritual para aqueles que eram carentes de algum alimento mais importante do que aquele que sacia a fome física. Jesus diz que "fazer a vontade de seu pai", realizar a sua missão era uma tarefa urgente. Por isso todas as suas palavras, seus pensamentos e seus gestos estavam carregados dessa mensagem importante. Eram alimento substancioso para saciar a fome de milhares de pessoas que a cada instante o rodeavam.
     A fome em nosso país é um problema a ser combatido. Numa terra  de tantas riquezas, a pobreza espiritual de alguns, resulta na miséria física de milhares. Também aqui em nossa pátria existe uma urgente necessidade de "se fazer a vontade do pai". A vontade divina é que se continue a alimentar os corações com a mensagem graciosa que anuncia o grande amor de Deus, que fez com que seu filho viesse ao mundo para enriquecer o coração dos desnutridos espirituais.
     O combate à fome no Brasil depende da produção de alimentos, mas depende muito mais de corações convertidos a Cristo, cheios de amor ao próximo. Depende de pessoas que têm os mesmos sentimentos que tinha o Salvador Jesus Cristo. Ele deu sua própria vida, para que a humanidade pudesse ser saciada espiritualmente. O Natal, que agora se aproxima, é tempo especial para se matar a fome por Jesus.

     Oremos: querido Pai, ensina-me a fazer a tua vontade. Que a tua Santa Palavra me alimente diariamente e que eu possa levar esse alimento espiritual aos milhares de famintos, não esquecendo também daqueles que têm fome física. Amém!

      

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Fala-se muito em Advento, mas o que vem a ser isso?
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"por isso farei sempre com que vocês se lembrem dessas coisas, embora já as conheçam e estejam firmes na verdade que receberam"
2Pe 1.12


     Muitas coisas que fazem parte de nossa vida têm o único propósito de nos trazer certas lembranças. O despertador nos lembra que é hora de acordar. A bandeira nacional, lembra os nossos sentimentos patrióticos. A agenda nos lembra de todos nossos compromissos diários. E no texto da Segunda Carta do apóstolo Pedro, capítulo 1, versículos de 10 a 15, o apóstolo tem o propósito de recordar aos cristãos que é importante nos lembrarmos frequentemente uns aos outros de que em Cristo fomos chamados e escolhidos para uma nova vida.
   Os festejos de advento de Natal não têm o propósito de garantir vendas aos comerciantes, mas lembrar que Cristo veio ao mundo salvar a humanidade pecadora. Neste período temos uma oportunidade especial para enfatizar o amor de Deus, que se ocupa com todos os pecadores. Todos são convidados a refletir sobre tudo aquilo que Deus fez por nós.
     O apóstolo Pedro inúmeras vezes havia falado àqueles cristãos a respeito desta escolha e chamado por parte de Deus. Ele não se contenta com isto, mas volta a referir-se ao assunto, pois segundo ele, enquanto Deus o mantinha com vida, era sua oportunidade de mantê-los lembrados destas coisas. Neste alegre tempo de Natal relembre, procure saber mais sobre aquilo que Deus fez por você, através de Cristo.

OREMOS: Senhor Deus, agradeço pelo imenso amor que tu tens demonstrado por mim.  Eu nada merecia, mas em tua graça, salvaste a mim e a toda humanidade. Amém!