terça-feira, 26 de março de 2024

OLHANDO PARA OS DOIS LADOS

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Eu me lembro dos teus julgamentos do passado e eles me confortam, ó Senhor" 

Sl 119.52

Mensagem de 26/3





        A pratica da fé cristã necessita de equilíbrio, de organização, de colocar tudo na medida certa.
        No Livro de Salmos, capítulo 19, versículo 52 está escrito:  "Eu me lembro dos teus julgamentos do passado e eles me confortam, ó Senhor".
        Esse texto se destaca principalmente por lembrar-nos da importância de olhar para trás. Precisamos reconhecer que a lei de Deus é muito mais do que mandamentos; são sugestões e orientações de um Pai que nos ama e quer cuidar de nós.
        Talvez uma boa explicação para esse Salmo seja a visão que temos quando entramos num carro para dirigi-lo. Quais são as coisas que vemos? O volante, os pedais, o painel de controle, o pára-brisa e os espelhos. Todos são importantes, mas dois deles dividirão a nossa atenção: o pára-brisa, também conhecido como vidro dianteiro, e o espelho. Para dirigirmos bem necessitamos dos dois.
        O espelho retrovisor nos ajuda a ver o que ficou para trás, ou o que está atrás. Deus nos convida a olhar para trás e reconhecer a sua amorosa atuação na história: na história do povo de Deus, na história mundial e também na história pessoal de cada um de nós. Fé significa lembrar o que passou e confiar no que ainda virá. Não temos dúvidas de que o Espírito Santo se encarrega desse processo em nossa vida.
        Mas não podemos limitar nossa vida a olhar só para o passado. Por isso os espelhos são bem menores que os pára-brisas. Passamos mais tempo olhando para a frente, para o que ainda virá. Em nossa vida precisamos olhar adiante, identificar caminhos e oportunidades, tomar decisões, estabelecer aonde queremos chegar.
        Às vezes, carregados de culpas, vivemos somente do passado, esquecendo que quando Deus nos perdoa através de seu Filho Jesus, o Cristo, ele realmente esquece o que fizemos de errado. Em outros momentos não conseguimos viver o presente porque estamos com o pé no passado, ocupando o nosso tempo somente com lembranças de outras épocas, de outras pessoas, de outras situações.
        O passado nos ajuda a viver, assim como os espelhos nos ajudam a dirigir. Mas a vida tem uma outra dimensão e outro enfoque: é do tamanho de um pára-brisas, para mostrar todas as oportunidades que temos em cada dia. Olhemos para a frente, sem esquecer que o passado nos ajudou a chegar até aqui.

OREMOS: Senhor, quando a minha mente está ocupada demais com as coisas de hoje, ajuda-me a olhar para trás e confiar no teu amor e na tua misericórdia. Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário