segunda-feira, 25 de março de 2024

Matar um leão por dia????
Em vez de matar um leão por dia, aprenda a amar o seu.
Outro dia, fui almoçar com um amigo, perto de seus 70 anos, em uma rara
chance de absorver sabedoria.
Depois de um almoço em que falamos pouco de negócios e muito da vida,
ele me perguntou sobre meus negócios. Contei um pouco e disse:
- Empresário tem de matar um leão por dia.
Sua resposta, rápida e afiada:
- Não mate seu leão. Cuide dele.
Fiquei surpreso. Ele notou:
- O ditado diz que temos de matar um leão por dia. Por muitos anos,
acreditei nisso. Acordava todos os dias querendo encontrar o leão.
A vida foi passando. Quando cheguei aos 50 anos, meus negócios já
tinham crescido e precisava trabalhar um pouco menos, mas sempre me
lembrava do leão. Cheguei aos 60 e decidi que era hora de meus filhos
começarem a tocar a firma. Qual não foi minha surpresa ao ver que
nenhum dos três estava preparado! A cada desafio, parecia que iam
desmoronar emocionalmente. Para minha tristeza, tive de voltar à frente
dos negócios até conseguir contratar alguém, que hoje é nosso diretor-geral. Este fracasso me fez pensar muito. O que fiz de errado no meu plano de
sucessão? Hoje, do alto dos meus quase 70 anos, tenho uma suspeita: a
culpa foi do leão. Novamente, fiz cara de surpreso.
Ele disse:
- É. Pode ser que a culpa não seja 100% do leão, mas assim fica mais fácil justificar. Desde quando meus filhos eram pequenos, dei tudo a eles,
educação excelente, oportunidade de morar no exterior, estágio em
empresas de amigos. Mas, ao dar tudo, esqueci de dar um leão para cada,
que era o mais importante. Aprendi que somos o resultado de nossos
desafios. Com grandes desafios, nos tornamos grandes, com pequenos
desafios, nos tornamos pequenos. Quanto mais bravo o leão, mais gratos
temos de ser. Aprendi a não só respeitar o leão, mas a admirá-lo e a gostar
dele. Não devemos matar um leão por dia, mas cuidar do nosso. No dia
em que o leão em nossas vidas morrer, começamos a morrer junto com
ele.

Recebida via Henrique Eleutério

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário