E DEPOIS DA MORTE, O QUE VIRÁ?
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
'Os seus irmãos têm a Lei de Moisés e os livros do Profetas para os avisar. Que eles os escutem!"
Lc 16.29
O assunto "morte" e o que vem após ela, chama a atenção da maioria das pessoas. Todos querem saber como serão as coisas após a morte. Lucas, no capítulo 16, nos relata uma parábola bíblica em que duas pessoas morreram. Uma, foi levada ao céu. Outra, aprisionada no inferno. Vendo o bem estar da que fora para o céu, a do inferno também quis ir para lá. Mas não era possível. Pediu que ao menos seus parentes fossem avisados para que escapassem desse tormento. Mas a resposta da parábola é que "eles deviam confiar na Palavra de Deus."
Essa história, contada por Jesus, nos ensina muitas coisas sobre a morte e a vida no além. Em primeiro lugar, ela deixa claro que a alma continua viva após a morte. Nossa alma é imortal. Também ficamos sabendo que há apenas duas opções: céu e inferno. Não existem caminhos intermediários. O céu é descrito como um lugar de bem estar inimaginável ao passo que o inferno é retratado como um lugar de intenso tormento. O céu é preparado para aqueles que confiam em Jesus como seu Salvador. O inferno está reservado para aqueles que insistem em fugir de Deus.
A história também mostra que o destino da alma entre céu e inferno é decidido na hora da morte. E depois, não existe mais possibilidade de troca. Ou seja, na hora da morte, quem foi para o céu, por ser cristão, estará lá para sempre. Por outro lado, quem for condenado ficará para sempre no inferno.
A parábola deixa claro que ninguém volta a este mundo depois de morto. Pois quando o que estava no inferno pediu que alguém voltasse para avisar seus parentes, a resposta foi que isso não era possível nem necessário.
Como podemos ver o assunto é sério e decisivo, pois depois da morte não existe mais possibilidade de mudança. Por isso, talvez a lição mais importante que tiramos dessa história, é o que foi dito ao que estava no inferno, como está escrito no Evangelho de Lucas, capítulo 16, versículo 29: "Os seus irmãos têm a Lei de Moisés e os livros dos Profetas para os avisar. Que eles os escutem!" Deus colocou a Palavra de Deus à nossa disposição para que cheguemos ao final da vida preparados, ou seja, crendo em Jesus como nosso Salvador. Isso é suficiente para chegarmos ao céu. Que nós a escutemos!
OREMOS:Ó Deus ajuda-me a crer na sua Palavra para que o perdão de Jesus possa ser meu e eu alcance a salvação eterna. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário