A CRIANÇA NA ESCOLA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no Deus Eterno será feliz".
Pv 16.20
É na família que começa e termina a educação e a formação dos nossos filhos. É uma missão intransferível que os pais receberam da parte de Deus. Os pais, porém, não têm condições, por diversas razões, de realizarem sozinhos esta grande tarefa. Por isso, além da família e da igreja , surgiu a escola.
Depois da sua casa é a escola o lugar onde a criança passa a maior parte do tempo. Ela não vai à escoa para passar tempo e dar uma folga a seus pais, mas para receber informações e conhecimentos para sua formação acadêmica, e também orientações práticas de boa convivência social.
Martinho Lutero, o reformador da Igreja no século XVI, como pai, pastor e professor, chamou os pais à responsabilidade sobre seus filhos quanto à educação na família, e sobre o seu dever de enviá-los à escola. Para isso Lutero fez uso dos meios ao seu alcance para que as autoridades civis e eclesiásticas providenciassem escola para todos. E para ajudar nessa tarefa, escreveu, entre outros, os dois Catecismos, o Menor e o Maior, para que pais, pastores, professores e educadores tivessem subsídios para oferecer aos filhos e alunos uma educação de qualidade intelectual, moral e espiritual
Diz o sábio rei Salomão: "Quem presta atenção ao que lhe ensinam, terá sucesso; quem confia no Deus Eterno será feliz".
Portanto, como pais e educadores precisamos questionar se o nosso ensino na família e na escola contempla, além da formação intelectual, também a formação moral e espiritual. Pois, diz o Livro de Provérbios "que o sucesso estará ao alcance daquele que guarda o que lhe ensinaram. Mas a felicidade estará com aquele que confia no Deus Eterno."
Este é o grande e permanente desafio tanto para os pais como para os professores: ensinar tudo, e bem, o que é necessário para a vida profissional, sem omitir aquilo que é indispensável para a vida eterna no céu, a Palavra de Deus.
OREMOS: Senhor Deus, tu nos deste a família, os pais, os filhos. Recebemos tudo como presente. Queremos cuidar bem de tudo o que nos deste, especialmente das pessoas que nos confiaste. Orienta-nos como pais, professores e educadores, para que a tua vontade seja feita em nossa vida e em nossa missão. Por Jesus. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário