terça-feira, 15 de outubro de 2024

JESUS É A LUZ DO MUNDO

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida"
Jo 8.12

     Quem é Jesus? O que Ele significa para mim? Com a resposta que eu dou a estas perguntas eu me identifico diante de Deus e diante dos homens. E é necessário posicionar-se com clareza. Indiferença é desprezo e rejeição!
     Jesus veio ao mundo para "Buscar e salvar o perdido" Lc 19.10 e por isso ele mesmo anunciou que era a água e o pão da vida (cf Jo 4.14 e 6.35). Ele também declarou: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida".
     Jesus, "a imagem do Deus invisível" Cl 1.15, o Filho Eterno de Deus, deseja que cada pessoa se deixe iluminar e inundar pela luz de sua graça, do seu amor e da sua salvação. Quem anda perdido nas trevas, longe de Deus, atolado nos seus muitos delitos e pecados, encontrará somente nele a luz da vida. É Ele quem garante: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida"
     Pesa sobre a humanidade em geral, e sobre cada descrente em particular, esta terrível acusação pronunciada por Cristo: "A luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz". Jo 3.19.
     Para não continuar nas trevas sob a sentença da condenação de Deus, cada ser humano precisa crer em condenação de Deus, cada ser humano precisa crer em Jesus, receber dele o perdão dos pecados e segui-lo com fidelidade. Desta forma, passamos a amar a luz, vivendo nela pela prática de obras das quais não precisamos nos envergonhar. E quando perguntarem: "Quem é Jesus"? a nossa resposta será: Água viva, pão da vida/doce sombra no calor,/ que ao descanso nos convida,/ é Jesus, meu Salvador!/ Sol que rompe densas trevas,/ refulgindo em plena luz,/ indicando um novo rumo,/ é meu bom Senhor Jesus". (adaptado do Hinário Luterano 279.2)

OREMOS: Jesus, bendita luz, ilumina sempre a minha mente e o meu coração. Livra-me das trevas do pecado e guia-me pelos caminhos da tua santa Palavra. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário