quinta-feira, 17 de outubro de 2024

DEUS SE IMPORTA

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Confia os teus cuidados e ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado"
Sl 55.22



     Conta uma amiga minha, que sua filha estava muito longe dela, morando em outro estado, onde era difícil a comunicação. Só havia um posto telefônico e ficava muito longe da sede da fazenda onde ela trabalhava. Ela estava com muitos problemas emocionais e físicos. E minha amiga estava muito aflita por notícias da filha. Quando ela recebia um telefonema, podia ouvir que sua saúde estava piorando. Detectava isso. Num dia, mais uma vez aos prantos, ela suplicou a Deus que desse uma preocupação à sua filha para que ela mandasse alguém dar notícias. Nosso Deus é maravilhoso e se preocupa conosco. A filha contou à mãe em prantos, que repentinamente viu o pai e o irmão como um vislumbre de visão. Assustada, disse a seus próximos: "Aconteceu alguma coisa em casa, vou para o posto telefônico". E assim o fez, debaixo de um temporal violento. Quando sua mãe atendeu ao telefone, a filha chorava de alegria. Quando a mãe contou para ela sobre como tinha orado a Deus, ambas choravam de gratidão.
     "Hoje minha filha sabe que se confiar totalmente em Deus e amá-lo, Ele satisfará os desejos do nosso coração.", diz a mãe. Louvado seja esse Deus maravilhoso!
     Deus realmente se importa com os menores detalhes da vida de cada uma de suas criaturas! Bendito seja.
     Lembre-se de Isaías 59.1: Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir".

terça-feira, 15 de outubro de 2024

JESUS É A LUZ DO MUNDO

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida"
Jo 8.12

     Quem é Jesus? O que Ele significa para mim? Com a resposta que eu dou a estas perguntas eu me identifico diante de Deus e diante dos homens. E é necessário posicionar-se com clareza. Indiferença é desprezo e rejeição!
     Jesus veio ao mundo para "Buscar e salvar o perdido" Lc 19.10 e por isso ele mesmo anunciou que era a água e o pão da vida (cf Jo 4.14 e 6.35). Ele também declarou: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida".
     Jesus, "a imagem do Deus invisível" Cl 1.15, o Filho Eterno de Deus, deseja que cada pessoa se deixe iluminar e inundar pela luz de sua graça, do seu amor e da sua salvação. Quem anda perdido nas trevas, longe de Deus, atolado nos seus muitos delitos e pecados, encontrará somente nele a luz da vida. É Ele quem garante: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida"
     Pesa sobre a humanidade em geral, e sobre cada descrente em particular, esta terrível acusação pronunciada por Cristo: "A luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz". Jo 3.19.
     Para não continuar nas trevas sob a sentença da condenação de Deus, cada ser humano precisa crer em condenação de Deus, cada ser humano precisa crer em Jesus, receber dele o perdão dos pecados e segui-lo com fidelidade. Desta forma, passamos a amar a luz, vivendo nela pela prática de obras das quais não precisamos nos envergonhar. E quando perguntarem: "Quem é Jesus"? a nossa resposta será: Água viva, pão da vida/doce sombra no calor,/ que ao descanso nos convida,/ é Jesus, meu Salvador!/ Sol que rompe densas trevas,/ refulgindo em plena luz,/ indicando um novo rumo,/ é meu bom Senhor Jesus". (adaptado do Hinário Luterano 279.2)

OREMOS: Jesus, bendita luz, ilumina sempre a minha mente e o meu coração. Livra-me das trevas do pecado e guia-me pelos caminhos da tua santa Palavra. Amém.

 

segunda-feira, 14 de outubro de 2024


A BÍBLIA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Respondeu-lhes Jesus: Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus"
Mt 22.29
Mensagem de 14/10/24


     A Palavra do Senhor é perfeita, e existe eternamente. Toda Escritura é divinamente inspirada. Deus nos falou, Deus nos revelou nas páginas da Bíblia. Na linguagem de seus escritores, a Palavra do Senhor é pão, é mel, é fogo, é martelo, é viva e eficaz, mais cortante que a espada de dois gumes. E chegamos a conhecer a Jesus através da leitura deste maravilhoso livro. Encontramos o registro da atuação de Deus na criação deste mundo, na chamada de um povo para ser seu povo. A  este ele revelou a sua justiça, as leis da moralidade divina. Conduziu-o através de séculos da história, demonstrando fidelidade divina, cumprindo suas promessas e advertências, e, finalmente vindo, ele mesmo, à terra para viver entre os homens como Homem-Deus, visando executar sua obra de redenção. A morte de Jesus, sua ressurreição, suas aparições a seus discípulos, sua volta ao céu, junto com a promessa de retornar para, finalmente reinar eternamente com os seus, completam essa revelação progressiva de Deus, que temos em sua Palavra. É um livro para ser lido, meditado, decorado em partes, observando, obedecido, vivido.
     Encontramos o Salvador que vem habitar em nós, que se torna amigo, conhecido pela atuação de seu divino Espírito. Ele nos dá salvação, perdão dos pecados, paz à alma, segurança, e poder para viver a vida nova. A Bíblia é para todos. Se Deus no-la deu, é porque qualquer pessoa que a ler com o coração aberto à orientação do Espírito Santo poderá compreender perfeitamente a sua mensagem. Pedimos que Deus seja uma bênção para todos que a lerem.

OREMOS: Senhor, abre os nossos olhos para que possamos entender a Bíblia e seus desígnios contidos nela. Que a sigamos e obedeçamos, em nome de Jesus, Amém! 

sábado, 12 de outubro de 2024

LEVEM AS CRIANÇAS À PRESENÇA DE JESUS!

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus"
Lc 18.16

Mensagem de 12/10/224

        Hoje, Dia da Criança, nossa atenção se volta para o valor que as crianças têm diante de Deus.
      E, certa ocasião, alguns pais trouxeram seus filhinhos para que Jesus os abençoasse. Os discípulos não queriam permitir que as crianças se aproximassem de Jesus. O Mestre estava falando para pessoas adultas, e não deveria ser interrompido por crianças. Foi então que Jesus repreendeu a atitude dos seus discípulos, chamou as crianças para junto de si, e disse: "Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus".
      É verdade que para muitas pessoas e, especialmente, para muitos pais, as crianças representam um estorvo. Há pessoas, e até pais, que chegam ao ponto de desprezar as crianças. Jesus, porém, as ama, e se importa com elas.
      É de responsabilidade dos pais levar seus filhos ao Batismo, e ensinar-lhes a Palavra do Senhor. Diz o sábio rei Salomão: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele" Pv 22.6
      Uma criança dificilmente esquecerá o que aprendeu desde cedo na vida. E, para que os pais possam ensinar seus filhos, eles mesmos precisam estar convencidos da verdade, e nela precisam estar firmes.
      Jesus pede que as crianças sejam levadas a Ele. Por isso Ele diz: "(Das crianças) é o reino de Deus". E acrescenta: "Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira alguma entrará nele" . Lc 18.17
       Isso não significa que as crianças sejam virtuosas e merecedoras do reino dos céus. Elas nada têm a oferecer. Mas recebem o dom de Deus, o presente de Deus que ele nos oferece, de graça, em Cristo Jesus.
       Por isso, se nós recebermos o reino de Deus como as crianças, sem questionar, sem apontar para as nossas próprias virtudes e nossos próprios merecimentos, mas confiarmos com humildade e simplicidade, em Cristo como nosso Salvador, então seremos salvos eternamente. Isto é realmente maravilhoso e consolador.

OREMOS: Bondoso Deus, abençoa todas as crianças do Brasil e do mundo inteiro. Nós sabemos que tu as amas, e ensina-nos a amá-las também. Por amor de Jesus. Amém! 

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Palavra que fala de Cristo

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio, excerto de CTPN, Imprensa da Fé, IELB
Mensagem de 11/10/24

"Ele ouviu a voz da sua suprema glória dizer: 'Este é o meu filho amado, em que que comprazo'"
2 Pe 1.17


     A opinião de uma testemunha ocular será sempre diferente de quem apenas ouviu falar dos fatos. Quando o apóstolo Pedro dá seu depoimento a respeito de Jesus Cristo, merece atenção. Ele está falando de quem ele conheceu. De quem viu com seus próprios olhos e de quem ouviu a mensagem maravilhosa do perdão e do amor de Deus. Na sua Segunda Carta, capítulo 1º, versículos 17 e 18, Pedro afirma: "Nós estávamos lá quando Deus, o Pai, lhe deu honra e glória. Ele ouviu a voz da suprema glória dizer: 'Este é o meu filho amado, em quem me comprazo'. Nós mesmos ouvimos esta voz que veio do céu quando estávamos como o Senhor Jesus no monte sagrado".
     Este relato não é coisa de ficção, mas um depoimento de quem é uma testemunha fiel aos fatos. Esta declaração divina a respeito de Cristo indica a questão chave da Bíblia Sagrada. Deus tinha feito uma promessa à humanidade pecadora. Cristo era o próprio Deus encarnado que estava aqui para dar cumprimento à promessa de um Salvador. Os discípulos precisavam estar seguros disso. Eles seriam os representantes de Cristo e dariam continuidade à sua obra. Para eles e para toda a humanidade era a salvação que Deus estava providenciando através de seu Filho, tornado homem. Só através dele é possível conhecer a Deus.
     Aos discípulos foi dado reconhecer que as promessas de Deus, reafirmadas nas mensagens dos profetas, apontavam para Jesus e estavam sendo cumpridas. Podiam também ter a certeza de que todas as demais promessas de Deus eram verdadeiras e dignas de confiança.
      Hoje, nós podemos crer em Jesus e aguardar com toda a confiança em Deus, porque se ele nos deu o seu Filho, certamente dará tudo o mais que precisamos.

OREMOS: Senhor meu Deus, eu quero crer em teu Filho Jesus Cristo como meu Salvador. Em meio às minhas fraquezas, fortalece a minha fé com o teu Espírito. Amém!   
     

 

 UMA VISITA VENCE A SOLIDÃO DO ENFERMO

Pra.Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Jó, sentado em cinza, tomou um caco  para com ele raspar-se"
Jó 2.8

     Só quem ficou internada por um bom tempo, compreende o que quer dizer a história de Jó. Era um homem temente a Deus, justo e, numa sucessão de desgraças viu toda sua vida desabar: perde os filhos soterrados, sua saúde se esvai, o rebanho é roubado e, para coroar tudo isso, o amor de sua esposa vira desprezo. Seus amigos passaram a acusá-lo e, de repente, se vê sentado sobre cinzas, como era costume fazerem os enlutados daquela época.
     Então pega um caco de telha e começa a coçar suas feridas purulentas. Que coisa triste!
     Mas hoje também vemos isso. Olhe os mendigos que expõem suas feridas aos olhares de quem passa...Quem se importa? Eu creio que expor suas chagas é uma forma de despertar compaixão nos passantes e, em consequência, ganhar esmola. Mas com Jó era diferente. Muitos viraram mendigos por não terem como trabalhar para seu próprio sustento ou por terem sido abandonados pela família.
     Peço aqui que se lembrem dos doentes invisíveis, que se encontram acamados, sem poder sair de casa. A grande maioria está lá, esquecido pelos familiares e amigos, que não querem assumir responsabilidades. Mas os doentes são pessoas que um dia tiveram trabalho, profissão, amigos e agora encontram-se abandonados. E foram perdendo tudo, aos poucos, conforme a doença progredia, limitando seus movimentos e atitudes.
     Por isso, visitar pessoas enfermas é comum, mas são poucos os que continuam a visitar doentes constantemente. O enfermo então, agrega à enfermidade o abandono , o isolamento e a solidão. Para ajudarmos pessoas assim, basta darmos um pouco do nosso tempo para uma visita e levarmos uma palavra de conforto, uma oração.

OREMOS: Amado Pai Celestial, fazei com que tenhamos amor e misericórdia para com todos os enfermos abandonados. Que os visitemos e possamos ser companhia a eles, para que não sintam o peso da solidão. Amém.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

VENCENDO O LUTO

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus"
Rm 4.25

Mensagem de 1 de Outubro de 2024


     O sofrimento do enlutado merece atenção e cuidados especiais. Facilmente a pessoa fica deprimida. É necessário que se faça alguma coisa para amenizar o sofrimento.
    Primeiro é bom recordar o passado, os bons momentos de convívio. isto fará com que as lágrimas rolem, mas é saudável. Proporciona um alívio emocional que é necessário. Não há razão para nos envergonharmos de nossas lágrimas. O próprio Jesus chorou ao ver Lázaro morto.
     A segunda coisa a fazer só é possível quando há clareza em relação à morte. A morte é a separação entre corpo e alma. Quem crê no Evangelho de Cristo, crê que a alma de quem morreu na fé irá imediatamente para junto de Deus, no céu. O corpo ficará na sepultura até o dia da ressurreição dos mortos. E, quando esse dia chegar, o corpo ressuscitado, juntamente com a alma, estará para sempre com Deus. Se nosso ente querido confiava que Deus o havia perdoado de todos os seus pecados, através do padecimento  e morte de Jesus, o Cristo, temos nisso o maior consolo. Entregamos o corpo à terra, mas sua alma já está livre de todos os problemas da vida terrena. Estar na presença de Deus é incomparavelmente melhor que qualquer coisa que possamos imaginar. Saber que o nosso ente querido desfruta disso é o maior consolo.
     A dor diminui, quando cremos que todas as dificuldades, desapontamentos e sofrimentos deixaram deixaram de existir para sempre, e que num prazo determinado de Deus, unicamente por sua graça, seremos reunidos com nosso familiar na bem aventurada vida eterna. Deus, em seu grande amor, nos oferece a salvação através do sacrifício de Cristo na cruz.

OREMOS: Senhor, ajuda-me a confiar em ti e a falar a toda a minha família a respeito de Jesus Cristo, para que todos desfrutemos da vida eterna. Amém. 

OPÇÔES


Maria Luísa Credidio maludsc@gmail.com

qua., 2 de out., 21:09 (há 6 dias)
para maludsc

OPÇÔES
Mensagem de 2/10/24

E disse um passarinho:

Ódio  tem quatro letras e  Amor também.

Chorar tem seis letras e Sorrir também.

Negatividade tem doze letras e Positividade também.

Acovardar  tem nove letras e Enfrentar também.

Mentira tem sete letras, Verdade  também...

Maldade tem sete letras e Bondade também.

Dona Vida nos dá opções.
 O esforço é o mesmo. 
Tudo é uma questão de escolhas.

(Helena Cardozo Rapozzo)

Bons ventos, boas marés, boas notícias e boas  escolhas!

 

DA PESCA À FESTA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Tudo o que temos são cinco pães e dois peixes- responderam (os discípulos). -Tragam aqui- disse Jesus".
Mt 14.17,18

Mensagem de 7/10/24

     Essas palavras foram retiradas do episódio do milagre em que Jesus alimentou 5 mil pessoas, tendo apenas cinco pães e dois peixes. O que mais chama a atenção neste episódio, é que , embora Jesus pudesse ter-se limitado a usar apenas o seu poder divino, ele usou também seus discípulos para organizar e servir a multidão faminta. E além dos discípulos, Jesus usou também os cinco pães  e os dois peixes cedidos por um menino que, pelo visto, os havia trazido como lanche, ou suprimento alimentar para aquele dia. Poder divino, doze discípulos, um menino, cinco pães e dois peixes. Estes foram os elementos que Jesus usou para realizar o milagre da alimentação de uma multidão de cinco mil pessoas reunidas sobre o monte para ouvi-lo falar.
     Para ajudar pessoas, Jesus empregou pessoas. Este sempre foi o modo de proceder de Jesus. Neste caso, ele empregou pessoas que forneceram uma pequena porção de alimento, para providenciar sustento para o corpo, ao mesmo tempo em que ele providenciava alimento para a alma, mediante a pregação de sua Palavra.
     Jesus dependia de outros para transmitir o seu amor aos outros. Hoje ele ainda depende de nós para continuarmos sua obra de amor neste mundo. Na atualidade existem milhões de pessoas que precisam da boa nova do amor de Deus que enviou o seu Filho à morte por eles, a fim de lhes dar a vida eterna.
     Deus depende de nós para transmitir a vida ao mundo. Usemos nossos dons e capacidades para levar a mensagem do perdão através de todos os meios disponíveis: rádio, literatura, telefone, televisão, internet. Este é um trabalho imenso, porque o Reino de Deus é eterno. A realização de Jesus anunciando a Palavra e alimentando a multidão com cinco pães e dois peixes, ensinam-nos sempre a usarmos o pouco que temos à disposição para levar ao mundo alimento para o corpo e para a alma.

OREMOS: Senhor Jesus, usa-me para a divulgação do teu amor aos que ainda não te conhecem. Amém. 

 A SUA EDUCAÇÃO É A SUA VIDA

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida. Guarde-a bem"
Pv 4.13

Mensagem de 8/10/24

     Já dizia o pastor Christian Hoffmannn que "temos muitas coisas a aprender com as crianças. As atitudes das crianças refletem aquilo que elas aprenderam.
     Um escritor chamado Leo Buscaglia participou certa vez de um júri. O objetivo era encontrar a criança mais carinhosa. O escolhido foi um menino de 4 anos cujo vizinho era um velhinho a quem recentemente havia falecido sua esposa. O menino, ao ver o homem chorar, foi até a casa dele, subiu em seu colo e se sentou. Quando sua mãe lhe perguntou o que havia dito ao vizinho, o pequeno lhe respondeu:"Nada, somente lhe ajudei a chorar".
     Uma professora estava conversando com os alunos sobre um quadro de família. Na pintura havia um menino que tinha o cabelo da cor diferente do restante dos membros da família. Um dos alunos sugeriu que o menino era adotado e uma colega lhe disse: " Eu sei tudo sobre adoções, porque também fui adotada". Outra criança perguntou: "Que significa ser adotada?" "Significa, afirmou a menina com muita convicção, " que a criança cresce no coração da mãe, em vez de crescer em sua barriga".
     Num dia frio, um menino de 10 anos estava parado diante de uma loja de sapatos e olhava para a vitrine, tremendo de frio. Uma senhora se aproximou e lhe perguntou: "O que você está olhando com tanto interesse para essa vitrine?" "Eu  estava pedindo a Deus que me desse um par de sapatos para deixar meus pés mais quentinhos", foi a resposta. Aquela senhora pegou na sua mão e o levou para dentro da loja. Lá dentro, lavou e secou os pés dele. Colocou um par de meias e comprou um sapato para deixar seus pés bem quentinhos. Então lhe disse: "Agora você já está mais quentinho e cômodo. Já pode ir para casa".
     O menino que deu apoio ao vizinho mostrou que já havia aprendido a amar as pessoas. A menina que sabia o que era ser adotada, havia aprendido o valor de ser amada. O menino que orava a Deus enquanto passava frio, sabia confiar no amor de Deus. As crianças aprendem o que ensinamos a elas e, por isso, é tão importante que elas saibam do amor de Deus por elas. Especialmente do amor revelado através de Jesus, com seu sacrifício na cruz, para dar a todos salvação eterna."

OREMOS: Querido Deus e Pai, ensina-nos mais lições de vida através das crianças. Ajuda-nos também a ensiná-las sobre como tu nos amaste. Amém.
     

terça-feira, 1 de outubro de 2024

                                                         VENCENDO O LUTO


Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus"
Rm 4.25

Mensagem de 1 de Outubro de 2024


     O sofrimento do enlutado merece atenção e cuidados especiais. Facilmente a pessoa fica deprimida. É necessário que se faça alguma coisa para amenizar o sofrimento.
    Primeiro é bom recordar o passado, os bons momentos de convívio. isto fará com que as lágrimas rolem, mas é saudável. Proporciona um alívio emocional que é necessário. Não há razão para nos envergonharmos de nossas lágrimas. O próprio Jesus chorou ao ver Lázaro morto.
     A segunda coisa a fazer só é possível quando há clareza em relação à morte. A morte é a separação entre corpo e alma. Quem crê no Evangelho de Cristo, crê que a alma de quem morreu na fé irá imediatamente para junto de Deus, no céu. O corpo ficará na sepultura até o dia da ressurreição dos mortos. E, quando esse dia chegar, o corpo ressuscitado, juntamente com a alma, estará para sempre com Deus. Se nosso ente querido confiava que Deus o havia perdoado de todos os seus pecados, através do padecimento  e morte de Jesus, o Cristo, temos nisso o maior consolo. Entregamos o corpo à terra, mas sua alma já está livre de todos os problemas da vida terrena. Estar na presença de Deus é incomparavelmente melhor que qualquer coisa que possamos imaginar. Saber que o nosso ente querido desfruta disso é o maior consolo.
     A dor diminui, quando cremos que todas as dificuldades, desapontamentos e sofrimentos deixaram deixaram de existir para sempre, e que num prazo determinado de Deus, unicamente por sua graça, seremos reunidos com nosso familiar na bem aventurada vida eterna. Deus, em seu grande amor, nos oferece a salvação através do sacrifício de Cristo na cruz.

OREMOS: Senhor, ajuda-me a confiar em ti e a falar a toda a minha família a respeito de Jesus Cristo, para que todos desfrutemos da vida eterna. Amém.