segunda-feira, 26 de agosto de 2024

OUVIR E ESCUTAR
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Quem tem ouvidos, ouça"
Ap 13.9

Mensagem de 26/8/24

      Apesar de muitos acharem que ouvir e escutar são sinônimos, são palavras que têm implicações diferentes, porque você pode ouvir alguém sem realmente escutar o que está sendo dito.
     Escutar exige que uma pessoa preste atenção ao orador e requer concentração; significa entender o que está sendo dito e fornecer uma resposta adequada, porque, quando não escutamos, realmente não há comunicação nem entendimento do que foi transmitido.
     Jesus fala muitas vezes sobre "aquele que tem ouvidos, ouça!" nos evangelhos( Mateus 11.15; Marcos 4.23; Lucas 14.35) . "Ter ouvidos para ouvir" era uma expressão comum que se referia àqueles cujos corações estavam prontos para agir de acordo com a verdade que lhe foi dada.
     Milhares foram impactados pelo ministério terrestre de Jesus, mas apenas algumas pessoas tiveram "Ouvidos para ouvir". Em João 6.66, Jesus havia explicado novamente quem Ele é, mas João registra que: "Nesse momento, muitos de seus discípulos se afastaram dele e o abandonaram". Essas eram pessoas que ouviram sua mensagem, mas seus corações não desejavam obedecê-la. Somente aqueles com "ouvidos para ouvir" ficaram porque reconheceram que Jesus tinha "as palavras da vida eterna" João 6.68-69
     Hoje o  evangelho está mais amplamente disponível do que nunca; no entanto é a maioria das pessoas que não escutam. É o Espírito que nos dá ouvidos para ouvir, mas é nossa responsabilidade agir de acordo com esse dom. Portanto, se hoje você ouvir a voz Dele, não endureça seu coração (Hebreus 3.15), porque  maior entendimento são as recompensas para quem escuta.
     Sempre que Jesus diz: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça", Ele está chamando pessoas para prestar atenção com cuidado. É uma outra maneira de dizer: "Ouça, preste atenção!" Falar em parábolas era uma forma de Jesus atrair as multidões. Mas quando seus discípulos perguntavam porque ele estava falando às multidões em parábolas, ele se refere a Isaías 6, que fala de pessoas que têm olhos mas não vêm e ouvidos mas não ouvem nem entendem, porque endureceram seus corações e escolheram ignorar a Palavra do Senhor (Mateus 13. 10-15; Isaías 6.8-10) . O Senhor está literalmente dizendo: "Se você entende, então preste atenção à mensagem" .Devemos ouvir a Palavra de Deus, porque o Espírito está falando conosco através dela! Você está escutando? Está se esforçando para entender o que Deus está dizendo através da sua palavra e está prestando atenção à mensagem? Você está ansioso para compreender o que Deus está tentando dizer a você? Então limpe seus ouvidos e abra o seu coração. Já é um bom começo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário