sábado, 3 de agosto de 2024

MANTENHA A BOCA FECHADA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda"
Pv 16.18
Mensagem de 2/8/24

   Conta-se a seguinte história: um sapo estava a fim de escapar do clima frio do inverno que se aproximava. Alguns gansos lhe sugeriram que ele migrasse com eles. Mas o problema é que o sapo não sabe voar...Depois de muito pensar, o sapo disse: "Deixa comigo. Eu não tenho asas, mas tenho um cérebro esplêndido. Em seguida pediu a dois gansos que segurassem uma vara forte, um em cada ponta. O sapo prendeu-se à vara com a boca. E assim, os gansos, em voo, começaram a viagem aérea. Quando passavam por cima de uma cidadezinha, os habitantes saíram para ver o inusitado espetáculo. Alguém perguntou: "A quem se deve essa brilhante ideia de transportar o sapo desse jeito?" Isto fez o sapo sentir-se orgulhoso e importante. E, não querendo perder a chance de se promover, abriu a boca para dizer: "A ideia é minha!" E este orgulho foi sua ruína. Ao abrir a boca, o sapo, é claro, caiu no vazio e morreu.
   Já dizia o rei Salomão: "A soberba precede a ruína , e a altivez do espírito, a queda". Esta verdade deve nos levar a procurar aprender a mantermos a boca fechada quando somos tentados a nos promover a nós mesmos, ou quando pensamos em nos gabar de feitos realizados. Pensemos antes, no Senhor nosso Deus, que coroa a humildade com bênçãos, e o arrependimento com o perdão. O sábio Rei Salomão também disse: "Seja o outro que te louve, e não a sua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios" Pv 27.2. Quanto mais tempo gastamos louvando a Deus pelos feitos que ele realizou e continua realizando, tanto menos tempo teremos para falar de nós mesmos e das nossas pequenas virtudes.
   Alguém disse: "Deus nunca olha para cima!" Por mais que avance no seu conhecimento tecnológico, por mais que melhore a sua condição de vida e por mais progresso que a ciência possa gerar, o homem sempre continua sendo uma criatura, e Deus continua sendo o Criador, que não tem ninguém e nada acima dele para olhar. Saibamos portanto, trilhar o caminho da humildade.

OREMOS: Senhor Jesus, tu que te humilhaste abandonando a glória celestial para te fazeres igual a nós, ensina-nos a humildade, o arrependimento e a simplicidade. Por amor de ti mesmo. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário