domingo, 30 de junho de 2024

A vida curadora de Deus está renovando e regenerando cada célula do meu corpo

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
Mensagem de 30/6

     Em prece envolvo meus entes amados, visualizando-os sadios e plenos. Ainda que estejamos separados por grandes distâncias, envio-lhes o meu apreço. Nenhum tipo de distância pode nos separar, quando enxergamos uns aos outros pelo Cristo que nos habita.
     Mantenho agora meus entes amados em prece, imantando-os de amor e conforto. A luz de Deus, como mensageiro veloz, os abraça agora, estejam eles onde estiverem, reassegurando-lhes um perfeito bem estar, uma alegria na alma, uma fé no coração e um soerguimento no espírito. Com alegria afirmo:
     A vida curadora de Deus está se renovando agora, ente estimado. Cada célula do seu corpo se acende em uma nova luz, em uma nova consciência de perfeito equilíbrio e harmonia; cada parte do teu coração recebe agora conforto, esperança e fé, abrindo-se em pétalas ao bem supremo que lhes aguarda; cada região de sua mente encontra agora abrigo e vivificação, na criação de novas ideias e aprendizagens. Assim é como você caro ente querido e assim é também comigo, pois somos parte e fruto de um abençoado Criador. Façamos juz a essa dádiva!
     Visualizemos-nos com plena saúde, paz, amor, harmonia e prosperidade. Dando graças afirmo agora: A vida renovadora está revitalizando agora nossos corpos, mentes e corações!

"Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados;isto é, para que em nossa companhia, reciprocamente nos confortemos, por intermédio da fé mútua, vossas e minha" Rm 1.11-12 

A TODO MOMENTO SOU INSPIRADA PELA SABEDORIA DE DEUS
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória"
Sl 73.24
Mensagem de 29/6/24


    " Amado Deus, estou em constante mobilização e crescimento. Ao longo de minha vida traço metas, algumas imediatas e simples, outras de longo prazo, muito significativas e de grande marco em minha vida. A cada uma delas, dou a devida atenção, conduzindo-as sob Tua supervisão, pois a Ti me volto confiante e agradecidamente.Mesmo em caminhos aparentemente tortuosos, Tu me abre atalhos e refúgios em direção ao bem maior.
     Amado Deus, momento a momento Tu me inspiras com uma nova orientação. Através dela Tu me ofereces as melhores possibilidades para o enriquecimento de minha vida e de meu ser. Vivo a bênção de cada dia, vislumbrando  a graça plena de um futuro brilhante. Vivo o presente momento contigo, reconhecendo-o como meu companheiro e guia e assim preparo-me para um viver pleno, seguro e alegre, no qual as maiores realizações me chegam.
     Amado Deus, procuro-Te em mim,abrindo-me a Ti. Busco ouvir tua silenciosa orientação e seguir teu divino encaminhamento por onde eu for".
     Pai, sinto antecipadamente toda graça que ainda virá, como plena satisfação a usufruir de tudo aquilo que hoje planto. Porém desde já me comprazo nas alegrias, nos retornos positivos e em todas as bênçãos que cada momento me traz. Diariamente tu me ofereces algo para aprender  e valorizar. Aquilo que pode ter parecido quase impossível a mim, torna-se uma realidade ao ouvir e seguir a tua orientação. Sigo-te em situações simples e significativas, e bênçãos variadas ocorrem em minha vida.

Oremos: Que continue tudo assim. Que seu amor, misericórdia e graça nunca me abandonem. É o que lhe peço, em nome de Jesus. Amém.

4 

SALVANDO VIDAS
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
Mensagem de 28/6/24


"Porventura, o cálice da benção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo?"
1 Co 10.16


     Há algumas semanas, falando a jovens numa escola, vi um cartaz que falava da importância do sangue para salvar vidas. Desafiei os jovens a doar sangue no dia da doação. Disse-lhes que eu estaria lá. Creio que esta é a forma mais concreta que temos para avaliarmos o que o Senhor Jesus fez por nós. Precisamos lembrar que Ele derramou o seu sangue por nós na cruz do Calvário. Ele se doou por amor a nós. A Bíblia afirma que devemos ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus(Fp 2.5), e se o mestre  desejou dar seu sangue por amor a nós, devemos seguir o exemplo. É claro que este ato não salvará ninguém no sentido espiritual, mas salvará pessoas que terão a oportunidade de ouvir da graça de Jesus. A Igreja existe para adorar ao Senhor através da proclamação da Boas Novas. Como é que estamos agindo para que a salvação chegue às pessoas? Qual tem sido a nossa mensagem?

     Eu, de minha parte, já tomei a decisão. Doo meu sangue junto com minha Igreja, para salvar pessoas. Vou dedicar toda a minha vida ao Senhor, para que Ele possa usar-me como seu instrumento na proclamação da sua graça. Quero ser como meu Senhor que se doou inteiramente por amor da humanidade. Senhor, entrego minha vida em tuas mãos. Usa-me por completo para salvar vidas  vidas que se perdem, para a tua glória. Amém. 

 BUSCA INCESSANTE

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

    

     O EVangelho Ramakrishna diz: "As peregrinações são um esforço vão se ali não encontrarmos em nós o que lá buscamos. O amor a Deus é o mais essencial e necessário.

     Muita gente vai se purificar nas águas do Ganges, mas não procuram sinceramente libertar-se de seus demônios, estes esperam nos galhos das árvores, das margens, e pulam de novo em suas costas quando saem do rio...Os urubus alçam vôos, mas seu olfato e olhos nunca se separam da carniça, que podem encontrar no chão".

    A pergunta que não quer calar é: Podemos achar fora o que já não esteja em nós? "Buscai em primeiro o Reino de Deus(que está dentro de vós) e as demais coisas vos serão acrescentadas". Mas insistimos em buscar o que está mais perto dos pés e das mãos...

     O poeta James Dillet Freeman escreveu em uma de suas poesias: 

"No anseio da luz,

sentei-me aos pés dos mestres,

consultei livros de sabedoria,

visitei lugares santos

e busquei por toda parte.

Encontrei uma seta

que apontava para mim mesmo

e quando a busquei em meu íntimo

-onde sempre havia estado à minha espera-

ali a encontrei!

Só depois dessa autodescoberta

passei a ver a luz nos instrutores,

nos livros e em todos lugares"


  OREMOS: Senhor, que nunca cometamos o mesmo erro, de buscar fora, aquilo ou AQUELE que dentro de nós faz morada. É o que lhe pedimos, Deus, em nome de seu filho Jesus!

quarta-feira, 26 de junho de 2024

JESUS E O AMOR DE SUA VIDA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
Mensagem de 26/6/24

"Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou"
Rm 8.37


    Certa vez, um pastor, numa palestra para um grupo de jovens, comparou o namoro, o noivado e o casamento de dois jovens, em alguns aspectos, ao relacionamento do "noivo" Cristo com sua "noiva", a Igreja.
Vejamos:
-Jesus deixou seu Pai
-Aproximou-se e estabeleceu contato visual, ao assumir a forma humana
-Ele estabeleceu um relacionamento muito próximo por três anos, rindo, chorando, conversando, compreendendo e falando
- Repreendeu quando necessário
-Defendeu sua noiva diante de todos
-Deu sua vida pelo amor de sua noiva, a igreja.
-Voltou para ela, transformando a tristeza em imensa alegria!
-Prometeu estar com ela sempre, todos os dias!
    Há relacionamento de amor maior que este? Não, de fato, não há. Jesus entrega-se totalmente ao amor de sua vida: nós, a sua Igreja. E nos quer sempre perto de si, para nos dar sempre todo o seu amor, perdão, orientação, conselho, proteção, enfim, para fazer de sua igreja uma noiva eternamente feliz, junto a ele.
    Aquela palestra acabou sendo marcante para aqueles jovens. E para muitos deles, estar com alguém nunca mais foi um simples ficar.

OREMOS: Senhor Jesus, obrigado por nos amares a ponto de dar a tua vida em nosso favor. Queremos ser fiéis sempre no relacionamento contigo, te amando, servindo e seguindo. Amém.

 

terça-feira, 25 de junho de 2024

 TRANSPONDO A MURALHA

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te! 
Is 41.6 e 7

  Em meio  a uma grande jornada, quatro caminhantes chegaram a uma muralha que lhes barrava os passos. Um deles resolveu escalá-la. Chegando ao alto, olhou para o outro lado e deu um grito de alegria e saltou. Um segundo, alvoroçado com a reação do primeiro, tratou de subir o mais depressa que pôde ao topo. Olhou, soltou uma exclamação de alegria e pulou. O terceiro, espantado, subiu também . Olhou para o outro lado e fez "Ahhh!" e sumiu. O quarto, sem informação dos companheiros, meditou, subiu calmamente, maravilhou-se com o que viu mas resistiu ao ímpeto de transpor. Voltou, para ensinar aos companheiros que ficaram para atrás acerca do que havia do outro lado daquela barreira...
(Sabedoria Hindu)

Sempre houve realizados: homens e mulheres que atingiram a meta de seus anseios. Mas se todos mergulharem no Divino, quem poderá orientar-nos honestamente na caminhada? Por isso, alguns poucos fazem o sacrifício de voltar, renunciando ao gozo do nível atingido, para sofrer nossas relutâncias e ingratidões. Não é que sejam egoístas os que mergulham no viver espiritual, depois de haverem realizado o aprendizado material. Mas os que retornam e nos suportam, servem duramente e talvez cresçam mais...Talvez até morram como Jesus, que  abriu a porta. Ele não voltou. Foi o que veio para abrir o caminho e nos limpar, lavar de todos os pecados e garantir a vida eterna. Aqueles que o seguirem, com certeza alcançarão maravilhas...

domingo, 23 de junho de 2024

 ABRINDO A PORTA A DEUS

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo"
Ap 3.20

     A Presença espiritual mantém-se sempre à porta de nossa consciência, tentando entrar. Por ignorância espiritual, desconhecemos esse fato. Temos vivido fora de nós mesmos, à mercê de toda sorte de influências externas, passando por várias experiências, algumas agradáveis, outras enfadonhas, mesquinhas, pecaminosas, que poderíamos ter evitado, se tivéssemos encontrado o céu na terra. Ninguém nos havia dito que o Divino, o EU em nós, está constantemente à porta da nossa consciência, batendo para que lhe abramos nossa mente,a fim de que Ele assuma um governo sábio e amoroso, em nossa vida. Entregues a nós mesmos, lutávamos. Defendíamo-nos. Vivíamos mal,com grande número de pessoas que não se encontraram ainda.
    Agora, através desta revelação, chegou o tempo de adquirirmos um novo senso de vida, pela  experiência de que nosso corpo é o templo do deus vivo, ao qual devemos consagrar nossa vida.

sábado, 22 de junho de 2024

DEUS É INFINIDADE, É ONIPRESENÇA
 Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

Mensagem de 22/6/24


    Todos os dias devemos reservar um período em que possamos fechar os olhos e nos voltar para dentro de nós mesmos, convidando Deus a entrar.
    Em sentido metafísico, porém, Deus não entra nem sai, pois não tem natureza material; não pode limitar-se a ficar dentro ou fora de alguma coisa. E já que é Onipresente, isto é, está sempre e ao mesmo tempo do lado de fora e de dentro, acima e abaixo de tudo, porque permeia tudo.
    Portanto, se Deus, como Infinidade, é Onipresença, no momento em que Lhe abrirmos a porta - do coração e da mente- percebemos que sua  Presença e Infinidade inundam nossa consciência e nos elevam ao estado da Graça! A Graça é o poder, a sabedoria e a presença que "excede todo entendimento". A graça de Deus é o que nos confere, como recompensa lhe abrirmos a "porta", a auto realização, seguida de seus frutos.
    Se não negligenciarmos, horas virão em que seremos guiados,intuídos, beneficiados, abençoados. Mas a dedicação a Deus deve ser renovada e realimentada a cada meditação, a cada estudo, a cada leitura da Bíblia. Para isso procurem vivenciar a essência destas palavras:

"Eis que estou à porta e bato... "Abro minha consciência a Deus imortal e infinito. Ele habita em mim e eu nEle. Assim, a Consciência divina me permeia. Minha mente, minhas emoções, meu corpo, meu trabalho, minha casa, minhas recreações, meus relacionamentos, minhas aptidões, são dedicados a Ele. Consagro-lhe tudo o que sou e tenho. Faço-me um instrumento consciente de sua vontade, para que Ele realize em mim parte de seu plano".
    A sincera  consagração aos desígnios  divinos, leva-nos a um estágio mais alto, no qual podemos compreender porque algumas pessoas progridem intensamente em suas atividades espirituais, enquanto outras, não. Por ignorarem a natureza da dedicação, consideram-na uma qualidade humana, uma virtude de sua personalidade. Ufanam-se de serem consideradas pessoas incomuns e dedicadas. A dedicação se converte, pois, em glória pessoal, não uma consagração a Deus. Torna-se uma dedicação  a si mesmo(culto à personalidade), e nada pode acrescentar ao íntimo como crescimento.
    Pela consagração correta, a vida passa a ter um propósito espiritual que inclui o serviço humilde, amoroso e altruísta ao próximo, por amor a Deus, como foi dito: "Em verdade vos digo, o que fizestes a alguns destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes" Mt 25.40
    Não basta sermos bons para os nossos familiares e amigos. Até as pessoas que vivem num nível animal procedem assim. A dedicação a Deus deve transcender a família e alcançar "os menores de meus irmãos" . Não a dedicação pessoal, que é a promoção da personalidade, sob disfarces de altruísmo. E está dito. O resto é para você pensar.


 

quarta-feira, 19 de junho de 2024

DEUS ESTABELECEU UMA ORDEM DIVINA PARA CUIDAR DE TODA A SUA CRIAÇÃO

"porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que elas fiquem inescrutáveis"
RM 1.20

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
Mensagem de 19/6/24

   A ordem divina está continuamente em nós e em tudo, como no ar da atmosfera. Mesmo sendo invisível, o ar que circunda a Terra, em seu movimento natural,faz com que barcos naveguem nos lagos e oceanos. E toca, faz girar as pás dos moinhos de vento e dos geradores de energia eólica.
   Existe uma grande inteligência nas células microscópicas que produzem formas de vida. Dentro dessas células, existem fotocópias de vida que parecem muito complicadas para serem compreendidas. O que é a defesa orgânica que luta para restaurar uma ferida, um machucado ou um órgão operado?
   Em toda parte há divina ordem, que mantém as coisas juntas, em perfeita harmonia. O que mantém os astros suspensos nos céus, em matemática processão, em órbitas exatas, que nunca colidem? O que rege os fenômenos naturais? Notem que a ordem divina está em nós, nas marés e em tudo, provando que Deus não apenas criou, mas sustenta amorosamente toda a sua criação.
   Hoje damos graças pela ordem divina que demonstra os cuidados amorosos de Deus para a perfeita manutenção e funcionamento de tudo o que criou. Convido você a meditar na ordem divina que demonstra os cuidados amorosos de Deus para a manutenção de tudo o que criou. Meditemos na divina ordem e nela confiemos para devolver-nos a saúde, a harmonia e a prosperidade.

OREMOS: Senhor, que entendamos que tudo o que criaste obedece a uma ordem divina, que faz com que funcione perfeitamente. A ordem divina é o plano de Deus para cuidar de toda a sua criação. Que a aceitemos e a ela nos submetamos e desfrutemos, em nome de Jesus. Amém! 

terça-feira, 18 de junho de 2024

 Me engana que eu gosto

Ed René Kivitz

 
 


   As culturas devem ser lidas nas linhas e entrelinhas. As linhas falam da coisa em si. As 

entrelinhas falam do espírito da coisa. As entrelinhas podem distorcer e até mesmo destruir 

o que está dito nas linhas.

   Com a cultura cristã não é diferente. Veja o exemplo da assinatura da Igreja Universal do 

Reino de Deus, a saber, Jesus Cristo é o Senhor. De acordo com o Novo Testamento, isso 

significa que devemos viver como escravos dos propósitos de Jesus Cristo: ele manda e a 

gente obedece, ele propõe e a gente executa, ele dirige e a gente segue, pois afinal de contas, 

Ele é o Senhor. Mas na cultura da IURD, as entrelinhas dessa afirmação fazem com que ela 

signifique que Jesus pode realizar todos os seus desejos, afinal de contas Ele é o Senhor. A 

relação fica invertida: você clama e ele responde, você reivindica e ele atende, você pede 

com fé e ele lhe dá o que foi pedido, você participa da corrente de oração e se submete aos 

318 pastores e Jesus faz a sua vida próspera e confortável, pois Jesus Cristo é o Senhor e 

você é “filho do rei”, de modo que não há qualquer motivo para que você continue nessa vida miserável, daí a segunda convocação da IURD: “para de sofrer”. Percebe como as linhas dizem uma coisa e as entrelinhas dizem outra?
   O movimento evangélico é mestre em fazer confusão e promover distorção do Evangelho e

virtude desse jogo de linhas e entrelinhas. Um exemplo disso é a mensagem VAI DAR 

TUDO CERTO, que recebi essa semana.

SALMO 22

VAI DAR TUDO CERTO

DEUS me pediu que te dissesse que tudo irá bem contigo a partir de agora.
Você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos.
Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória.
Esta manhã bati na porta do céu e DEUS me perguntou...
'Filho, que posso fazer por você ?'
Respondi:
'Pai, por favor, protege e bendiz a pessoa que está lendo esta mensagem'.
DEUS sorriu e confirmou: 'Petição concedida'.
Leia em voz baixa...
'Senhor Jesus :
Perdoa meus pecados.
Amo-te muito, te necessito sempre, estás no mais profundo de meu coração, cobre com tua 

luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus 

sonhos, meus projetos e a meus amigos'.
Passe esta oração a 5 pessoas, no mínimo.
Receberás um milagre amanhã.
Não o ignore.

Deus tem visto suas Lutas.
Deus diz que elas estão chegando ao fim.
Uma benção está vindo em sua direção.
Se você crê em Deus, por favor envie esta mensagem para 20 amigos.
Se acredita em Deus envia esta mensagem a 20 pessoas,
se rejeitar lembre Jesus disse:
“se me negas entre os homens, te negarei diante do pai” Dentro de 4 minutos te dirão uma 

notícia boa

   Deixo de lado a crítica gramatical e o péssimo uso da língua portuguesa. Dedico minha 

atenção ao conteúdo da mensagem que, travestida de cristã, é absolutamente anticristã: 

mentirosa, fantasiosa, desprovida de qualquer sentido bíblico, desalinhada com o todo do 

ensino e experiência de Jesus, seus apóstolos, e seus primeiros seguidores, totalmente 

alinhada com os discursos baratos da autoajuda e da enganação religiosa, enfim, uma versão

barata e piedosinha da superstição sincrética do espiritualismo popular.

   A afirmação “vai dar tudo certo”, lida de acordo com as linhas do Novo Testamento, 

significaria, por exemplo, que os propósitos de Deus prevalecerão, a marcha da igreja de 

Jesus Cristo contra os poderes do mal será vitoriosa, a vontade de Deus será um dia feita na 

terra como o céu. Mas também significaria que os seguidores de Jesus seriam sempre ovelhas

em meio aos lobos [Mateus 10.16], odiados pelo sistema sócio-político-econômico anti reino

de Deus, ameaçados de morte, rejeitados, caluniados, e perseguidos por causa do nome de 

Jesus [Mateus 5.10-12], e passariam por muito sofrimento e tribulação antes de receberam a

vitória plena no reino eterno de Deus [Atos 14.22]. Isto é, antes de dar tudo certo, daria tudo 

errado.

   A convicção de que “em Cristo somos mais que vencedores” [Romanos 8.37], e que “em 

Cristo Deus sempre nos conduz em triunfo” [2Coríntios 2.14], é também acompanhada de 

uma profunda compreensão a respeito dos custos de se colocar ao lado de Deus e do reino de

 Deus, em oposição à injustiça e aos agentes promotores e mantenedores da morte no mundo.

   Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como 

condenados à morte. Viemos a ser um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como 

de homens. Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós 

somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados! Até 

agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados 

brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. 

. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando 

caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do

mundo.

[1Coríntios 4.9-13]
   Fica, portanto, muito evidente que quando os cristãos do Novo Testamento diziam que “vai 

dar tudo certo” estavam afirmando coisas completamente diferentes dessas afirmadas na 

mensagem que recebi pela internet, que diz:

   Tudo irá bem contigo a partir de agora.

   Você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos.

   Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória.

Cobre com tua luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas 

finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos'.

Receberás um milagre amanhã.

Uma benção está vindo em sua direção.

Dentro de 4 minutos te dirão uma notícia boa.

   Meu amigo, minha amiga, não é verdade que “tudo irá bem contigo a partir de agora”, e 

também não é verdade que “você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e 

conseguirá todos teus objetivos”. Não se iluda, pois não é verdade que “nos dias que restam 

deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória”. Preste atenção: o 

compromisso cristão não suplica que Deus cubra com sua luz “minha família, minha casa, 

meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos”. 

Na verdade, o compromisso cristão exige que você deixe de viver para seus sonhos, seus 

planos e seus projetos e passe a viver para Deus, pois, como ensina a Bíblia, “o amor de 

Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos

morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si 

mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou“ [2Coríntios 5.14,15], e 

justamente por isso é que quem deseja seguir a Jesus deve lembrar o que Jesus disse:


"Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois 

quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a 

encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o

 que o homem poderá dar em troca de sua alma?” [Mateus 16.24-26]

   Também não é verdade que “receberás um milagre amanhã” e que “dentro de quatro minutos

te dirão uma notícia boa”.

   Pelo amor de Deus, jogue fora esse evangelho açucarado, que promete o que Deus jamais 

prometeu, e gera falsas esperanças nas pessoas. Respeite o sofrimento e a dor das milhares 

de pessoas que, apesar de sua fé, e talvez justamente por causa de sua fé, passam fome, não 

têm mínimas condições de sobrevivência, sofrem as consequências de tragédias pessoais e 

fatalidades naturais, são vítimas de um sistema mundano cruel, que as condena à escravidão 

e a uma vida sem futuro. Lembre dos cristãos que vivem na África, na Índia, na América 

Latina, e nos rincões miseráveis do Brasil. Seja solidário com as minorias: os negros 

escravizados, as mulheres violentadas, as crianças abusadas, as populações indígenas 

dizimadas, os refugiados de guerra, os perseguidos políticos, os desaparecidos. Respeite a 

grandeza dos cristãos perseguidos e mortos sob a tirania do fundamentalismo islâmico e dos 

regimes políticos ateístas. Pense um pouco se essa mensagem “vai dar tudo certo, todos os 

seus sonhos se realizarão, você vai receber um milagre amanhã” faz algum sentido na ala 

infantil do Hospital do Câncer, no campo de refugiados (mutilados) de Angola, ou nos 

casebres secos do sertão brasileiro.

   Construa sua fé sobre um alicerce mais sólido. Por exemplo, o Salmo 22, aviltado com essa 

mensagenzinha “vai dar tudo certo”. Aliás, é bom lembrar que Bíblia não é um livro que 

pode ser manuseado por qualquer pessoa, de qualquer jeito. Da mesma maneira que não é 

qualquer pessoa que pode dar palpite a respeito do direito, de medicina, da engenharia, ou do

marketing, também a teologia exige um mínimo de preparo, senão, muito preparo mesmo. 

   Digo isso porque talvez o autor dessa mensagenzinha não saiba que o Salmo 22 é um dos 

Salmos messiânicos, que profetiza o sofrimento e o fracasso do Messias, que foi 

(1) abandonado por Deus e pelos homens [Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? 

Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? Meu Deus! Eu 

clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio! Não fiques distante de mim, 

pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra], (2) rejeitado [Mas eu sou 

verme, e não homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo], (3) insultado 

[Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim], 

(4) dilacerado pela dor que lhe foi brutalmente imposta [Como água me derramei, e todos os 

meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu 

íntimo. Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; 

deixaste-me no pó, à beira da morte. Cães me rodearam! Um bando de homens maus me 

cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés], e por fim (5) cuspido na cara e crucificado 

como impostor.

   Para esse Messias não deu nada certo. Ele não recebeu uma boa notícia quatro minutos após 

sua agonia no Getsêmani, e também não recebeu um milagre no dia seguinte. No dia seguinte

foi crucificado.

   Mas esse Messias, apresentado pelo profeta como “homem de dores, que sabe o que é

padecer” [Isaías 53], “Deus exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de 

todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da 

terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” 

[Filipenses 2.9-11]. Isso sim é dar tudo certo.

   Provavelmente alguém vai dizer que é isso o que a mensagenzinha da internet quis dizer. 

Mas não foi. Nas linhas, pode ter sido. Mas no contexto da religiosidade popular e da 

subcultura evangélica, a mensagenzinha sugeriu que “os seus sonhos e os seus projetos” 

darão certo, e que você pode esperar para amanhã aquela resposta milagrosa de Deus para 

resolver seus problemas e dificuldades particulares, e que em quatro minutos você vai 

receber uma notícia boa, muito provavelmente trazendo a você uma benção na forma de 

conforto e prosperidade.

   Em síntese, a mensagenzinha pode ser interessante, pode trazer uma esperança e um conforto

 para quem está lutando contra um sofrimento ou uma dificuldade medonha, e pode até 

mesmo trazer um alívio do tipo “eu sei que não é bem assim, mas é bom pensar que é, ou 

acreditar que pode ser”. Mas definitivamente essa mensagenzinha não tem nada a ver com o 

Evangelho de Jesus Cristo.