Existe muita confusão entre os conceitos de Moral e de Ética. Isso leva uma
sociedade a um estado de confusão mental que acaba fazendo com que não seja uma
coisa nem outra.
No contexto filosófico, ética
e moral possuem diferentes significados. A ética está
associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o
comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras,
tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem
origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que
significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo
latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
Temos então que a Moral tem um caráter normativo e obrigatório, uma vez que regula o comportamento do homem em sociedade. Ela é adquirida pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Podemos de certa forma dizer que a Moral é a ciência dos costumes, daí seu caráter normativo e obrigatório.
Por sua vez, a Ética é o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação a outros homens, na sociedade em que vive, de forma que com isso, garante o bem estar social. Ou seja: a Ética é a forma que o homem deve se comportar em seu meio social.
Infelizmente, no Brasil de hoje, nos deparamos com uma Moral doente, o que, certamente, é prenúncio de uma Ética corrompida. Como existe uma associação íntima entre os dois conceitos, quando um degringola, traz reflexos arrasadores ao outro. O Império Romano que o diga! Ao passar por cima da Moral, aniquilou a Ética e se auto- extinguiu!
Todo ser humano possui consciência moral. É ela que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que se vive. Calvino chamava isso de “sensus divinitatis”, ou seja, a imagem , o conhecimento de Deus e seus padrões morais inerentes ao relacionamento Criador e criatura.
Esse senso é primordial para uma ética sadia, para uma vida que visa a piedade e a verdade. Ressalvo que piedade aqui quer dizer vivermos em comunidade, de forma que nossas atitudes demonstrem preocupação com aqueles que estão em nosso campo de ação.
Assim, esperamos que um Governo seja Moral e Ético. Mas o que temos visto no Brasil é exatamente o contrário: um Governo amoral (que sequer é imoral, uma vez que que privilegia apenas os próprios benefícios); e atitudes antiéticas, através das quais cada um tenta tirar para si o máximo de proveito, pouco se importando com a situação do irmão ao lado...
Triste Brasil! Sem rumo, sem futuro e nas mãos de uma corja que se instalou em Brasília para se locupletar do poder que lhe foi investido. E aí pipocam os escândalos: é a transposição do São Francisco que está parada há séculos, consumindo todo o dinheiro já gasto em suas obras; o bendito trem bala SP/RJ que estaria funcionando em 2012(aliás, um dos carros chefes da campanha dessa presidanta) que já consumiu 1 bilhão de reais e sequer saiu do papel; é a compra da Refinaria de Pasadena; os empréstimos feitos a países estrangeiros que não passaram pelo senado, e por aí afora...
Estamos nesse momento, vivendo uma crise moral no Brasil. E, em consequência dela, uma crise ética! Não há um reto proceder, uma vez que a presidanta e seus assessores, que pegaram nas armas a mataram muitos brasileiros, não receberam esse ensinamento em casa. E se não tem moral, nem se cogita falar de ética!
Tenho dó do povo brasileiro que é obrigado a assistir a barbaridades! Justo o povo que sabe qual a forma correta de agir, diante das mais vastas experiências, nas quais nossa moral e ética são testadas. Lembremo-nos de que um coração doente e alienado espiritualmente tem para si uma moral secular pecaminosa e uma ética igualmente devastadora. É isso que estamos assistindo no Brasil: dia após dia, ação de um governo amoral e anti ético, embrulhado num grande pacote de escândalos. Pobre Brasil! E pobres de nós brasileiros, a quem resta apenas assistir, de mãos amarradas, a todas essas sandices! À nós, só sobrou gritar e não negociarmos a moral e tampouco a ética. E esperarmos que o auxílio venha do alto. Que Deus nos acuda e nos livre de tão ignóbil jugo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário