domingo, 26 de maio de 2024

O ALCOOLISMO E SEUS PERIGOS

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"Não vos enganeis, nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem ladrões, nem bêbados herdarão o reino de Deus"

1 Co 6.9, 10

Mensagem de 26/5.24



         Alguém disse que a bebida alcoólica é a maior tragédia da humanidade e a mais terrível arma de Satanás contra a família, a sociedade e a igreja.

          Marinho era um alcoólatra. Bebia todos os dias, durante o dia. A sua família e seus parentes e amigos insistiram várias vezes com ele, pedindo que deixasse a bebida, pois poderia estragar sua saúde. Mas ele sempre repetia que a bebida não fazia mal a ninguém e que ele não iria morrer por causa disso. E continuou a beber. O resultado foi que a bebida enfraqueceu o seu sangue, ele ficou diabético e morreu de hidropsia (doença que se apresenta como como ascite, derrame pleural, derrame pericárdico e edema cutâneo. Também pode estar associado a polidrâmnio e edema placentário).

         Muitas vezes as pessoas acham que a bebida não faz mal a ninguém. Puro engano! A bebida ataca o fígado, os rins, a bexiga e o estômago e enfraquece o sangue, afeta a pressão arterial e abala o sistema nervoso. O álcool também afeta a mente, tirando a pessoa de seu juízo normal. Ela passa a comportar-se como um animal. O álcool tem a qualidade de tornar alguns consumidores engraçados como macacos, a outros, bravos como leões, e a outros imundos como porcos.

          Mas o pior de tudo é que o álcool prejudica a alma, levando a pessoa ao inferno. Diz nosso texto bíblico: Não vos enganeis, nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem ladrões, nem bêbados herdarão o reino de Deus" 1 Co 6.9, 10.

           Por esse motivo, os que estão acostumados a se embriagar, deveriam pensar um pouco mais antes de ir a um bar para beber. E, os que estão começando a beber, deveriam refletir um pouco mais sobre as consequências do seu ato, antes de continuar com a bebida. Essa reflexão do alcoólatra deve incluir a sua família, o seu corpo, a sua mente e, sobretudo, a sua alma. E, se a pessoa for de fato responsável terá grandes chances de se recuperar e deixar o vício da bebida.


OREMOS: Senhor, fortalece a todos os que lutam para deixar os seus vícios e que pretendem seguir os teus caminhos. Fortaleça-os, por amor de Jesus, o nosso Salvador. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário