quarta-feira, 9 de agosto de 2023

SAÚDE: A HARMONIA DO CORPO

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"O corpo não é um só membro, mas muitos"

1 Co 12.14

Mensagem de 9/8

            A Bíblia descreve a criação do corpo humano por Deus de uma forma muito simples: do barro Deus fez o homem e de uma costela retirada do corpo do Homem. ele disse: "Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne" Gn 2.23. Embora a bíblia não seja uma manual de anatomia, nela encontramos muitas referências isoladas, mas também algumas poucas descrições mais detalhadas.

            Uma passagem interessante está  no Capítulo 12 da Carta aos Coríntios, em que o apóstolo Paulo descreve o funcionamento harmonioso do corpo e o resultado do trabalho que cada parte realiza em proveito do todo e que a deficiência de uma parte afeta igualmente a todas.

            Vivemos praticamente como se a saúde fosse uma coisa que existisse por si mesma, sem refletirmos que ela é o resultado do bom funcionamento de cada célula, de cada tecido e de cada órgão. O nosso corpo é, na verdade, uma imensa orquestra tocando em harmonia e com afinação a música da nossa saúde. Quando uma parte falha, a saúde desafina e é preciso restaurar a harmonia. Todo o restante do corpo trabalha para que a melodia não se destrua. Quando estamos doentes, o organismo trabalha unido para compensar e restaurar aquelas partes afetadas pela enfermidade. Até mesmo quando tomamos remédio, é o organismo que vai identificar e recolher as substâncias capazes de curar e conduzi-las até as células, os tecidos e os órgãos debilitados.

            Devemos, portanto, cantar com o salmista Davi: "Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis" Sl 138.14.


OREMOS: Senhor, meu Criador, agradeço-te pelo dom da vida, pelo corpo e pela saúde. Pertmita que eu mesmo, por meus hábitos, não destrua a harmonia existente em meu corpo, nem descuide da minha saúde. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário