terça-feira, 29 de agosto de 2023

                                     ESTAMOS ESPIRITUALMENTE MORTOS?

 

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

 

"Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa da sua desobediência a Deus e por causa dos seus pecados"
 Ef 2:1
Meditação de 29/8 

 

         Éfeso,  hoje uma cidade da atual Turquia, era um grande centro religioso. Existia lá um templo dedicado á deusa Diana, ao qual se dirigiam milhares de peregrinos.

          Em Éfeso o apóstolo Paulo enfrentou grandes problemas. Quando começou a converter o povo e turistas à fé cristã, os negócios dos comerciantes da cidade sofreram uma grande queda. Eles então passaram a perseguir Paulo, a opor-se à ele.

           Paulo foi preso. E preso por causa da fé. Nessa prisão ele escreveu aos irmãos de Éfeso, chamando-os de "espiritualmente mortos". Chamar alguém de "espiritualmente morto" é muito pesado, não é fácil! Imagine nós, seres dominantes do universo, que empreendemos grandes conquistas e chegamos até a lua, sermos chamados de mortos, de incompetentes no nível espiritual. É algo difícil de aceitar, não é mesmo?

          Mas a verdade é uma só: espiritualmente não conseguimos tomar nenhuma iniciativa para fazer algo a favor de Deus, para fazer as pazes com Ele, e sequer para agradá-lo. Precisamos de ajuda externa, pois como mortos nada mais podemos fazer...Hoje, no século XXI, com tantas teorias e caminhos religiosos, é preciso ter coragem para aceitar esse importante princípio bíblico.

          Paulo é muito objetivo e nos revela a causa de nossa morte espiritual: a desobediência a Deus e nossos pecados. E isso perdura desde Adão e Eva, quando uma tentação levou-os a uma decisão equivocada e desequilibrou a harmonia entre Criador e criaturas. Com isso foi gerado o pecado, uma tendência constante de fazermos tudo contra a vontade de Deus.

           No entanto, no mesmo texto que escreveu aos irmãos de Éfeso, Paulo, linhas adiante, revela uma boa notícia que muda radicalmente a morte espiritual de todos nós:

"Por isso, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, Deus nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. É pela graça de Deus que vocês são salvos" Ef 2:5. Deus, ao ver que estávamos todos espiritualmente mortos, tomou uma iniciativa: através de Jesus Cristo nos faz reviver espiritualmente, agora e depois, no paraíso eterno. Não é grandioso um Deus cheio de misericórdia como esse?

 

Oremos: Senhor, te agradecemos porque nos separaste para pertencermos a Ti. Te agradecemos porque, através da morte de teu Filho Jesus, nos fizeste renascer. Obrigado por tolerar e limpar-nos de todo pecado e, desta forma, venceres a nossa morte espiritual. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário