sexta-feira, 7 de julho de 2023

FALAR MAL E JULGAR

    Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a"

Tg 4.11

Mensagem de 28/6


            Falar de alguma coisa sem conhecê-la, é muito perigoso. Pior ainda se for falar  negativa somente prejudica a outra pessoa. Falar mal de alguém é pronunciar um juízo de valor. E julgar outro é tarefa própria e exclusiva de um juiz. Esta atitude negativa só prejudica a outra pessoa.

            A Carta de Tiago traz um alerta quando afirma: "Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece a lei, mas é alguém que a julga. Deus é o único que faz leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é para julgar os outros? Tg 4.11-12.

            Ao explicar o oitavo mandamento, no qual Deus diz para não emitir falso testemunho sobre o próximo, o teólogo e reformador da igreja cristã, Martinho Lutero, afirma: "Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não enganar o nosso próximo com falsidade, traí-lo, caluniá-lo ou fazer acusação falsa contra ele; mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira". Tenhamos muito cuidado ao nos pronunciarmos em relação ao outro, porque o comentário pode trazer sérios dissabores e danos aos envolvidos, por vezes, irreversíveis.

            Olhemos para a atitude de Cristo. Mesmo sendo maus e pecadores, ao coração arrependido Jesus traz o perdão. Esta disposição amorosa de Deus acolhe os que, pela fé, dele se aproximam em busca de uma nova vida. Tenhamos também esta disposição de amar e perdoar os que pecam contra nós. Ressaltemos as qualidades e falemos bem da outra pessoa. Interpretemos todas as situações da melhor maneira possível. A Deus, que sabe e conhece todas as situações, compete emitir juízo de valor. O foco é Jesus Cristo, pois como Thiago diz: 'Só ele pode salvar ou destruir". Com fé em Cristo podemos olhar para os outros com esse amor.


OREMOS: Deus, livra-nos de falar mal dos outros como também de julgá-los. Dá-nos discernimento para que reconheçamos nossos limites. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário