domingo, 21 de março de 2021

DIA INTERNACIONAL DE

LUTA PELA ELIMINAÇAO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.”

 At. 10:34-35” 

"A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. "

Atos 10:43-44



Ação, Um Por Todos E Todos Por Um, Coração, Amizade

Ação Um Por Todos E Todos Por Um Coração Amizade



            Hoje comemora-se o Dia Internacional de Luta pela Discriminação Racial. Esse dia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville. Nesse dia, em 1960, ocorreu em Sharpeville, África do Sul, um protesto pacífico que foi reprimido pela polícia sul-africana provocando a morte de 69 pessoas e ferindo cerca de 200. Realizada pelo Congresso Pan-Africano (PAC), a marcha pedia o fim do passe, documento que detalhava e limitava a mobilidade da população negra. Para marcar a ocasião, em 21 de novembro de 1969, as Nações Unidas implementaram o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. O Congresso Pan-Africano (PAC), grupo dissidente do Congresso Nacional Africano (ANC), lançou a campanha contra a Lei do Passe (durante o apartheid, os negros eram obrigados a usar um documento que permitia/impedia o  deslocamento em seu próprio país), que deveria ser conduzida dentro do espírito de absoluta não-violência. Mais de 20 mil manifestantes se reuniram em Sharpeville, localizado a cerca de 50 km ao sul de Joanesburgo. A presença de veículos blindados e aviões de combate da força aérea indicaram uma provocação desnecessária por parte do governo, especialmente porque a multidão estava desarmada. Depois que alguns manifestantes, segundo a polícia, começaram a apedrejar policiais e seus carros blindados, os policiais abriram fogo sobre eles com submetralhadoras deixando, pelo menos, 69 mortos e cerca de 200 feridos. Com isso, foi declarado estado de emergência na África do Sul, mais de 11.000 pessoas foram detidas e o PAC e o ANC foram proscritos. Os relatos do incidente ajudaram a concentrar as críticas internacionais ao apartheid na África do Sul. Após o desmantelamento do apartheid, o presidente sul-africano Nelson Mandela escolheu Sharpeville como o local em que, em 10 de dezembro de 1996, ele assinou a nova constituição do país,  a qual considerava todos iguais perante a lei.

Mas o que isso tem a ver conosco? Simples: 

No Salmo 51, verso 17, lemos: “a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Não é a origem da pessoa que Deus olha, tampouco sua beleza, nem sua riqueza. Deus olha a atitude. Quem abre o coração para Deus e, quebrantado, começa já a fazer as coisas que agradam a Deus, até mesmo antes de um contato maior com a Palavra de Deus, está no livro dos que agradam a Deus. Ao entrar em contato com a Palavra de Deus, nela crendo, o homem recebe a promessa, o Espírito Santo, este Maravilhoso Presente enviado do Céu para ser-nos companhia constante, fonte de todo Poder e Graça em nossa vida.

Clame pelo Poder do Céu sobre a tua vida, clame por uma visitação poderosa de Deus sobre você. Lembre-se, tudo isso você pode ter, se o teu coração estiver devidamente preparado, ou seja, quebrantado e cheio de anseio pela plenitude de Deus.

E não se esqueça: Deus não faz acepção de pessoas, mas de atitudes. Você pode ser preto, branco, vermelho, amarelo: pode ter deficiência física tal qual Mefibosete, pode ser um pecador como o rei Davi ou um homem íntegro como Abraão. O que importa é que Deus nos ama, seja lá a condição que apresentamos. E quer nos salvar e nos dar a vida eterna. É hoje o dia Dia Internacional pela Luta de Discriminação Racial? E daí? Deus vê o coração e não a cor da pele...Tenha um caráter reto, siga as escrituras, ame a Deus acima de todas as coisas. O resto é coisa criada pelo homem para fazer politicagem, ou para aplacar a ira de Deus diante de algumas atitudes erradas...


Oremos: Pai, criaram mais um dia para que amemos os nossos irmãos, seja lá de que etnia for. Não havia necessidade. A necessidade era para que, a exemplo de Deus, não façamos acepção de pessoas seja lá por que motivo for. Faça com que meu coração seja tão bondoso e caridoso com todos os irmãos, de todas as raças, de todas as condições sociais, de todo nível cultural pois em cada um deles está impressa a sua marca, que criou a todos nós. Troca o coração de pedra das pessoas que ainda sentem preconceito, por um coração de carne, devotado a Ti. Que assim seja, em nome de Jesus, o ungido de Deus! Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário