terça-feira, 23 de junho de 2026

JOGANDO EM EQUIPE
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
baseado em texto de J. Lorente, publicado com apoio cultural de Clínica de Olhos Lambert, Santo André, por Quebecor World São Paulo


"Entrem pela porta estreita, porque é  larga a porta e espaçoso o caminho que leva  à perdição, e são muitos os que entram por ela! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva para a vida, e são poucos os que a encontram".
Mt 7, 13-14


     Hà alguns anos, ao tentar aprender a jogar video-game, a frase que eu mais ouvia era: "mas você está velha para aprender a jogar video-game!" Mas de tanto ver gente aprendendo e jogando, resolvi me lançar em mais esse desafio. Não é fácil ser vencedor, pois os obstáculos  e as dificuldades são enormes. O adversário desse jogo é habilidoso, inteligente e astuto!
      As regras, até que são simples. Basta ler o manual e entender o objetivo que é ajudar um grande número de bichinhos virtuais, que anda de um lado para o outro, a encontrar o caminho a seguir. Mas no caminho, há muitos obstáculos como saídas falsas e labirintos. E a grande maioria dos caminhos leva a abismos onde os bichinhos acabam morrendo.
     No caminho, há monstros disfarçados de amigos e guias prontos a abocanhar a enganar os desavisados.
     Para sair vencedor, o jogador deve cumprir seu objetivo que é salvar o maior número de bichinhos. Mas há muitas dificuldades. O jogador não pode arrastá-los sem seu consentimento. Deve conversar com o bichinho e usar argumentos convincentes, até conseguir dissuadí--lo. Quando consegue, deve guiá-lo pelo único caminho certo e levá-lo a salvo para um local seguro, onde nenhum risco os ameace.
      O maior desafio é encontrar o caminho certo. Às vezes, o que aparenta ser o mais fácil, é o que mais ameaças tem. E...entre tantos caminhos, é difícil descobrir o verdadeiro.
     O adversário quer te enganar e atrapalhar. Quer pegar um monte de bichinhos e levá-los  à destruição e para isso tenta iludi-los com uma série de atrativos. E põe em dúvida nossa palavra e lhes mostra caminhos largos, confortáveis, fáceis. Mas, no fim desses caminhos tão atrativos, nada existe além de poços profundos e abismos. É um engodo que leva à morte!
     Li e reli o manual por diversas vezes e descobri  que o caminho certo é tortuoso, estreito, cheio de encruzilhadas e com atalhos tentadores. É uma estrada, onde o "pedágio" é pago com renúncias e sacrifícios. Mas que vale a pena.
     Após encontrar o caminho certo, fica mais fácil convencer os bichinhos. Eu já conseguia suplantar a matreirice do adversário e ganhar algumas partidas. Alguns bichinhos confiaram, acreditaram em minhas palavras, e seguiram o caminho certo. Salvaram-se, escapando dos monstros e dos engodos no caminho e chegaram a um lugar maravilhoso, com muito verde, flores e frutos e rios de água cristalina, que nasciam num trono, de onde brilhava indizível luz!. Mas uma coisa me preocupava. Se alguns bichinhos conseguiam se manter vivos,salvos, milhares de outros morriam trilhando caminhos errados, acreditando nos enganos do inimigo. Na verdade, enquanto o jogador acode e salva alguns, o inimigo arrebanha dúzias e mais dúzias...para matar!
    Uma coisa aprendi com esse jogo: de que sozinho é impossível ganhar credibilidade, mostrar a verdade e indicar o caminho certo. Só muitos  indivíduos unidos podem vencer o diabólico inimigo. É isso que estamos fazendo aqui hoje, né?
     Para superar o adversário, é preciso jogar em equipe. Também precisamos ler e reler o manual, até entendermos as regras. E ainda precisamos falar, ensinar, desmascarar o deus virtual e apresentarmos aos "bichinhos"... o Deus Real! Só assim os salvaremos. Devemos ter gravado em nossos corações um versículo do Salmo 119, o 104, que diz: "Dos teus preceitos recebo inteligência, por isso odeio todo caminho falso". E seguirmos em frente, fazendo a obra, evangelizando, compartilhando nosso conhecimento, mostrando o reto caminho, sem qualquer medo da porta estreita.  Essa porta, que nos leva à salvação, exige, para que entremos nela, 4 atitudes.
Para entrar pela porta estreita (referência a Lucas 13:24 que diz:  pela porta estreita (referência a Lucas 13:24), Jesus alerta: "Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão"..   Para entrar pela porta estreita, é necessário esforço, pois a salvação exige uma decisão firme. O ensino bíblico destaca que isso envolve: 
  • Esforço intencional: A palavra original usada no texto (agonizomai, traduzida como "esforçai-vos" ou "lutai") implica dar o máximo de si, como um atleta em competição.
  • Humildade e desapego: É necessário deixar de lado o orgulho, o egoísmo, o apego às riquezas e o pecado. A porta é estreita demais para quem carrega fardos pesados de vaidade.
  • Conversão e obediência diária: Não basta professar a fé apenas da boca para fora. É necessário viver a prática dos ensinamentos de Jesus, assumindo uma postura de serviço, amor ao próximo e renúncia
    .
  • Prioridade ao Reino de Deus: Exige colocar os princípios divinos acima das facilidades e dos prazeres momentâneos do mundo.
     O trecho reforça o alerta de Jesus sobre a necessidade de vigilância constante, pois, diferentemente do caminho largo que atrai a maioria das pessoas, o caminho estreito exige uma decisão ativa em direção a Deus enquanto há tempo.

     Enfim, A Porta Estreita: Representa a necessidade de conversão diária, renúncia, obediência aos ensinamentos de Cristo e prática da justiça. É o caminho do sacrifício e do amor ao próximo, em contraste com a "porta larga" e o caminho fácil. 

     É uma Palavra dura essa, né? Seguir Jesus Cristo exige de nós renúncia, porque vivemos neste mundo, mas não pertencemos a ele. Muitas vezes o nosso coração está apegado  àquilo que são as coisas e as realidades que o mundo pode oferecer. E isso, meus irmãos, pode nos levar a não optar pela porta estreita. Por quê ? Porque nós temos vontade de ter muito dinheiro, de ter muitas casas, de ter carros luxuosos, entre tantas outras coisas. Isso não é errado. Porém, muitas vezes, o nosso coração está justamente nessas coisas que precisamos renunciar para passar pela porta estreita.

     Jesus vai pedir a você, ser aceitá-lo como Senhor de sua vida, para passar pela porta estreita e precisará renunciar às facilidades deste mundo. Não poderá viver uma vida cômoda, no bem bom, de sombra e água fresca. Não, meus irmãos, por isso é exigente. Isso nos mostra o quanto é exigente e faz que reflitamos sobre as vezes que não estamos de acordo com a vontade de Deus.

     Vivemos a radicalidade de um mundo paganizado!

     Jesus está falando como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida. O caminho é largo, a porta larga, não te leva à vida. Vai levá-lo aos prazeres, vai trazer-lhe satisfação e alegrias momentâneas. Você terá facilidades e até mesmo tudo aquilo que precisa, mas que não o levará à vida eterna.

     Por isso estamos numa sociedade paganizada, mundana e que está entrando na igreja, pois pregar a radicalidade, a santidade, está fora de moda. O Evangelho não sai de moda! E podem perseguir aqueles que pregam a verdade, porque não vão calar a voz dos profetas, não vão calar a voz daqueles que Deus chamou para fazer a sua vontade. Não vão calar a NOSSA VOZ!

     E por isso, meus irmãos, o Evangelho diz assim no final: "E são poucos os que o encontram". Mt 7. 13,14. Ou seja, a porta estreita. Por quê? Porque o coração não está mais em Deus.

     Que o seu coração volte para Deus, que o meu coração volte a fazer a vontade de Deus. Que o coração de todos aqueles que se desviaram ou perderam o foco, seja redirecionado a Deus Por isso eu peço ao Senhor uma bênção especial para que vivamos na vontade de Deus e escolhamos a porta estreita, porque ela o levará à vida.

     QUE DEUS NOS ABENÇOE E QUE NOSSA VIDA SEJA UM ATO DE LOUVOR AO SEU REINO. AMÉM!

    

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário