O ESCONDERIJO DA FELICIDADE
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Ó homens , até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão? Muitos dizem: ' Quem nos fará ver a felicidade?' Levanta sobre nós, Senhor, a luz da tua face!"
Sl 4.3-7
Deus criou homem e a mulher à sua imagem e semelhança. No entanto, uma antiga lenda diz que os anjos do céu não concordaram com essa ideia de Deus e fizeram algumas propostas de mudanças.
- Não podem ser criados exatamente como nós- dziam os anjos - não podem ter a mesma força, poder e inteligência. Não convém arriscar, pois eles ainda deverão passar por teste de santidade na terra. Não sabemos como irão se comportar, por isso é melhor tirar-lhes alguma coisa para torná-los diferentes de nós. Se seguirem os ensinamentos e tiverem um bom comportamento, aí sim, receberão de volta o que lhes foi tirado.
-Mas, tirar o quê?- se perguntavam Tinha que ser algo representativo e valoroso Começaram então as sugestões Depois de muitas propostas decidiram que o melhor seria tirar-lhes a felicidade, pois essa era a coisa mais valiosa que poderiam possuir. O grande problema, no entanto, era onde esconder a felicidade para que não fosse facilmente encontrada.
-Vamos escondê-la no alto do Monte Everest, onde só chegam as águias - disse um anjo.
-Não adianta- respondeu o outro- eles sentirão inveja dos pássaros e tentarão imitá-los.Não descansarão enquanto não estiverem por cima de tudo e de todos, portanto, mais cedo ou mais tarde, conseguirão escalar as montanhas e encontrarão a felicidade.
- Então vamos escondê-la no fundo do mar, onde só os peixes podem chegar!
- Nem pensar, como seres inteligentes, logo, logo estarão criando alguma máquina que os fará submergir ao fundo dos oceanos onde, certamente irão encontrá-la.
- Que sabe se a escondermos num planeta bem distante ou na lua, por exemplo.
-Também não seria o melhor lugar. Curiosidade e ambição é o que não vai faltar para esses seres humanos. Portanto, eles não pouparão esforços para quebrar a barreira do som, construir mísseis e foguetes, gastarão fortunas para conquistar o espaço e, fatalmente, encontrarão na lua ou e qualquer outro planeta, essa tal Felicidade,
- Depois de muita discussão sem chegarem a nenhuma conclusão, um anjo exclamou:
-Tive uma ideia sensacional! Já sei onde poderemos esconder a felicidade!
É um lugar que eles nunca descobrirão!
-Onde!!!??? Indagaram todos ao mesmo tempo.
-Colocaremos a Felicidade dentro deles. Este o melhor lugar para mantê-los distante dela. Com certeza todos irão procurá-la nas grandes fortunas, em luxuosos condomínios, em finas jóias e em automóveis de luxo. Estarão tão preocupados em buscá-la do lado de fora de si mesmos e em locais distantes, que nunca a encontrarão.
Todos os anjos concordaram com a idéia e assim foi feito: a felicidade ficou escondida.
Segundo a lenda, de lá para cá, as pessoas passam a vida toda buscando a Felicidade nos mais diversos lugares, longe de si próprios, sem perceber que a trazem consigo.
Eu então me pergunto: - Diante desta realidade, tão comum em nosso dia-a-dia, será mesmo esta história apenas uma lenda?
Nunca se esqueçam do Salmo 119 que diz: "Felizes os que caminham na lei do Senhor". É isso que nos traz FELICIDADE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário