sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 PALAVRAS NA MEDIDA CERTA

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"A resposta delicada acalma o furor; mas a palavra dura aumenta a raiva"

Pv 15.1


Homem Irritado, Ponto, Dedo, Índia, Com Raiva


     Às vezes presenciamos cenas de discussões entre as pessoas, e não raro ver casais discutindo no supermercado ou no carro ao lado. São ofensas, gritarias e até mesmo agressão física, como se ninguém tivesse controle da situação.

     O rei Salomão, no capítulo 15 do livro de provérbios, nos dá uma dica muito boa. Para ele "a resposta delicada acalma o furor; mas a palavra dura aumenta a raiva" Pv.15.1. Na verdade é isso mesmo. Quanto mais alguém grita ou diz algo mais duro, mais aumenta a raiva de quem está ouvindo. Mas se as palavras forem calmas, isso fará muita diferença.

     Que tipo de palavras você tem usado especialmente num momento de tensão? Quando olhamos para dentro da nossa casa, por exemplo, num momento de crise, quais são os caminhos tomados? Alguns param para dialogar. Outros usam palavras com a finalidade de se sobreporem à outra pessoa, até mesmo alterando a voz para que o outro se cale, mostrando que quem grita mais alto é quem está com a verdade.

     Deus não nos criou para brigarmos uns com os outros. Por isso, precisamos repensar a nossa vida, nossas atitudes e palavras, e buscar por respostas mais delicadas a fim de promover a paz onde estivermos. Agindo assim, estaremos contribuindo para uma família mais feliz. Os sentimentos de ódio se convertem em alegria e cooperação.

    Para que isso seja possível temos um aliado, o nosso Salvador Jesus Cristo. O seu gesto de amor, de dar a sua vida por nós, nos inspira a repensar, abaixar a cabeça e pedir perdão. Com certeza, ele que usa de misericórdia conosco há de nos perdoar e nos ajudar a sermos mais sensatos nas nossas palavras em meio às crises. Assim, podemos ser mais sensíveis à realidade de outras pessoas, tentando compreendê-las. Nada melhor do que uma resposta delicada a fim de acalmar o furor.


OREMOS: Querido Deus, ajuda-me para que as minhas palavras não sejam duras, mas que eu possa transmitir palavras que acalmam. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário