sábado, 25 de março de 2023

A REDE

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"O Reino do céu é ainda como uma rede lançada no lago. Ela apanha peixes de todo tipo. E, quando está cheia, os pescadores a arrastam para a praia e sentam para separar os peixes: os que prestam vão para dentro dos cestos, e os que não prestam são jogados foram No fim dos tempos também será assim: os anjos vão sair e separar as pessoas más das boas e jogar as pessoas más na fornalha do fogo. E ali elas vão chorar e ranger os dentes."

Mt 13.47

Mensagem de 25/3



            Jesus falava por meio de parábolas, que eram relatos de experiências da vida prática que ele comparava com o Reino de Deus. E a primeira lição dessa parábola, é que a rede, lançada, apanha todos os tipos de peixes. E Jesus diz que na rede caem peixes que prestam e que não prestam.

            No Reino de Deus, a rede é a pregação do Evangelho. O Evangelho atinge todas pessoas indistintamente. Podemos dizer que o Evangelho atinge as pessoas que prestam e as que não prestam. Todas são alvos do Evangelho e todas caem na sua rede.

            Mas, diz a parábola, que os pescadores arrastam a rede para a praia e separam os peixes, aproveitando os bons e jogando fora os que não prestam. Está aí uma menção ao juízo de Deus. Não somos nós que fazemos a seleção e separação. É Deus, que conhecendo profundamente cada pensamento de todos os homens, tem condições de fazer essa separação segundo o critério da fé em Cristo. Não que uns tenham mais méritos diante de Deus. Não. Apenas isso: uns crêem e aceitam a Cristo, e outros não. Este é o critério pelo qual Deus faz a separação.

            Esta parábola não foi contada para nos amedrontar e tampouco nos desanimar. Ela foi contada por Jesus para nos estimular a nos entregarmos a ele mediante a verdadeira fé, e a permanecermos fiéis nesta fé até o fim. A fé é que faz com que os que são apanhados pela rede do Evangelho sejam separados para entrarem  no Reino de Deus.


OREMOS: Senhor Deus, permita que a tua rede do Evangelho seja lançada em todo o mundo e que muitos, aceitando esta pregação, possam ser recolhidos em teu Reino. Por Jesus. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário