segunda-feira, 19 de outubro de 2020

 O QUE É LOUVAR A DEUS?

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"Ó minha alma, louve ao Deus Eterno!"

Sl 103.1



Manhã, Nascer, Mulher, Silhueta, Luz Solar, Paisagem



    Muitas vezes aparece na Bíblia a expressão "louvar a Deus". No texto bíblico de hoje o rei Davi diz a si mesmo: "Ó minha alma, louve ao Deus Eterno". Mas o que significa louvar a Deus? O que significa a palavra "louvar:? O dicionário diz que louvar é elogiar, dirigir louvores a alguém, gabar, exaltar, engrandecer, bendizer, glorificar, valorizar, aplaudir. É fácil perceber que louvar é uma demonstração de que gostamos de alguém ou de alguma coisa.

    Quando as pessoas da Bíblia falam em louvar a Deus, elas o fazem porque sabem que Ele é muito importante para elas e que já deu muitos motivos para merecer elogios e aplausos. Louvamos a Deus através de palavras, de pensamentos e de ações.

    Quem gosta de Deus o louva e elogia através das palavras. Ele diz em alto e bom som: "Como tu és importante para mim, meu Deus! Quanto já fizeste por mim! O que seria de mim sem a sua ajuda e proteção? Eu reconheço isso e te sou grato!". Além disso, quem gosta de Deus canta louvores a Deus através de hinos e cânticos na igreja, na companhia dos outros ou mesmo quando estiver sozinho.

    Quem gosta de Deus, o louva através de pensamentos. O louvor acontece quando se sente no coração o amor e a gratidão a Deus. Deus rejeita o louvor só de lábios. Para ele, o mais importante é o sentimento que está no coração. Por isso, só com o pensamento também podemos louvar a Deus.

    Quem gosta de Deus, o louva através de ações, tais como participar de cultos, de estudos e reuniões de oração, e procura viver de acordo com a vontade de Deus. Os meus atos de louvor  a Deus mostram aos outros, o quanto gosto de Deus e podem até levá-los a amá-lo também.

    Nas demais  situações, você descobrirá, por si próprio, abrindo o seu coração, o que leva tantas pessoas a louvar a Deus, através de palavras, pensamentos, orações e hinos.


OREMOS: Senhor, recebe de todos nós o louvor e toda a honra que tu mereces or tudo o que fazes por nós. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário