sábado, 31 de outubro de 2020

 31 de outubro: Halloween, o que é isso?

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. "

Dt 6.4





     Neste ano, com as escolas praticamente todas fechadas, vimos bem menos demonstrações do Halloween, do que nos anos anteriores. Ai que gracinha, muitas mães dizem e esmeram-se para fantasiar seus filhos e os mandarem para a escola no que, aqui no Brasil, ganhou o nome de "Dia das Bruxas". Mas vamos ver o que se comemora ou homenageamos nesse dia?
     O Halloween é uma festa pagã, de origem celta. Era, na verdade um festival dedicado a um espírito de nome Samahai durante o o qual os mortos se levantavam dos túmulos e seus participantes mantinham comunicação com os espíritos.
     Os druidas ofereciam comidas em homenagem a Samahai e acendiam muitas fogueiras. A festa foi se tornando popular por toda a Europa, a ponto de preocupar o Papa Gregório IV, que, para combatê-la, criou no dia seguinte, 1o. de novembro,  Dia de Todos os Santos. No entanto, a decretação desse dia não acabou como culto a Samahai. Simplesmente o povo europeu passou a reverenciar o dia 31 de Outubro como o Dia das bruxas porque os druidas eram essencialmente bruxos, e o dia 1o. de Novembro como o Dia de Todos os Santos.
     Halloween quer dizer , em celta, "Seja Satanás reverenciado e enaltecido". Primeiramente a festa espalhou-se nos Estados Unidos através dos ingleses e dos irlandeses. Depois esparramou-se aos demais países americanos através de seus colonizadores e, em especial na América do Sul, de colonização latina, através das escolas de inglês. Assim, encontrou terreno fértil, sendo desnecessário citar o acolhimento na América Central, toda permeada por rituais mágicos, como o vodu.
     Ainda hoje é um ritual satânico. No festival druida eram cumpridas seis semanas de sacrifícios, a saber:
1a. semana- Os bruxos se juntavam  e ficavam cantando 666 até conseguirem ver o rosto de Satanás.
2a. semana- Era sacrificado um pequeno animal, como um pássaro ou um gato.
3a. semana- Sacrificavam um animal de médio porte, assim como um cachorro ou um cordeiro.
4a.semana- O sacrifício era o de um bode, com os chifres bem grandes, os maiores que pudesse se encontrar. Depois de sacrificado, a cabeça do bode era colocada em um lugar alto, como símbolo da perfeição de Satanás, para que todos a admirassem.
5a.semana- Sacrificava-se um recém nascido ou um adolescente. A vítima era oferecida por uma mulher da seita, porque só assim a morte de seu filho não seria conhecida pelas demais pessoas. Haviam mulheres que engravidavam com o fim único e exclusivo de oferecer a criança a Samahai. Mas se o bebê não nascia à tempo, eles faziam uma cesárea primitiva e ofereciam a criança. Caso no grupo ninguém consiga engravidar e não houver bebês nem adolescentes  a se oferecer, eles o compravam no mercado negro. Aqui no Brasil ficou famoso um caso de magia negra em Santa Catarina, onde o bebê foi sacrificado. Mas voltemos ao ritual. Depois da morte da criança, os satanistas comem pedaços de seu coração e bebem um pouco de seu sangue.
6a. semana- É a noite chamada de Halloween. Neste dia era oferecido o sacrifício de uma pessoa adulta, quase sempre a mãe da criança oferecida na semana anterior. É a noite propícia para se comunicar com os espíritos. No final desse noite, os druidas costumam ir para cemitérios, onde ficam até o amanhecer do dia, se comunicando com espíritos. Ao raiar do sol, se confundem com outros frequentadores e saem sem ser notados.
     Portanto se você acha muito bonitinho fantasiar seu filho para a festa de Halloween que vai haver na escola, tenha consciência de quem ele estará homenageando.
      Nesse dia também, as crianças costumam bater na porta das casas, pedindo doces. Dizem a frase: "Doçura ou travessura?" "Trick or treat" é uma expressão em inglês que significa "gostosura ou travessura". É uma brincadeira infantil muito popular durante a festa de Halloween (Dia das Bruxas), que é uma celebração aos mortos. ... Neste caso, fazem algum tipo de brincadeira com o vizinho, como dar sustos ou impor um castigo a quem não tem nada a dar, como jogar spray em seus olhos ou pixar ou encher de papel higiênico a frente da casa.Esta atividade é uma das principais tradições do Dia das Bruxas. Supõe-se que a tradição britânica e irlandesa de pedir o "soul cake" (bolo das almas), terá se transformado na tradição do "gostosuras ou travessuras" nos Estados Unidos. O "gostosuras ou travessuras" foi um dos últimos elementos a ser associado ao Dia das Bruxas nos Estados Unidos e já se esparramou pelo mundo.
     Portanto, meus amigos, o Halloween não é só uma brincadeira infantil! É um ritual, onde todos que dele participam, estão de acordo com a homenagem que está sendo feita. Pense bem antes de deixar seu filho fazer parte dele. Afinal ele estará sendo partícipe de uma reverência a Satanás!

OREMOS: Pai, em ti cremos, a Ti adoramos e respeitamos, seguindo seus estatutos. Livra-nos de tudo aquilo que, mesmo com aparência inocente, nos leva inconscientemente à adoração do maligno. Que nossos filhos, se algum dia participaram dessa tradição, sejam redimidos por Ti, pela inocência e falta de conhecimento que apresentavam. Perdoa a nossa ignorância, os nossos erros, omissões e desacertos nesse assunto. E nunca mais permita que nem os seus filhos, nem a sua descendência participem de qualquer coisa que desagrade a Ti ou te ofenda, por  reverenciar aquilo que não é bíblico. Lhe pedimos isso, em nome de Jesus. Amém!

                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário