sexta-feira, 30 de outubro de 2020

UMA COMEMORAÇÃO SEM IGUAL

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois firmes e não vos submeterdes de novo ao jugo da escravidão"  

Gl 5.1





     Amanhã, a Igreja celebra a Reforma Luterana, que mudou seus rumos e deu acesso a todos ao Evangelho. Foi no dia 31 de outubro de 1517, na cidade de Wittemberg, na Alemanha, que o monge agostiniano Martinho Lutero, iniciou um movimento bíblico-doutrinário de reforma da Igreja. Em especial, as igrejas luteranas de todo o mundo lembram essa data com celebrações especiais, reconhecendo em Lutero um instrumento de Deus no combate aos erros, e na recolocação de  verdades fundamentais do ensino da Igreja Cristã. A autoridade e a centralidade da Bíblia em questões de doutrina e fé, e a justificação pela fé em Cristo, e não pelas obras ou por méritos humanos, são duas destas verdades fundamentais.

     A Reforma Luterana foi um movimento de libertação, de aprofundamento no estudo da bíblia, e de retorno às verdades esquecidas. A doutrina da justificação do pecador diante de Deus, o caminho da salvação, obscurecidos por ensinamentos falsos  e práticas inúteis, voltou  a ser clara e corretamente ensinada. É como diz o apóstolo Paulo: "porque pela graça (de Deus) sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie" Ef 2.8, 9

     A salvação do pecador, a sua reconciliação com Deus, o perdão dos pecados, e a consequente paz de Deus, são resultados dos méritos de Cristo e da sua inocente paixão e morte. Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens. Ele  liberta os homens da culpa do pecado, da merecida condenação ao inferno e da tirania e escravidão satânica. Isto é obra do amor e da graça de Deus! E assim, libertado pela fé, o homem é a nova criatura em Cristo.

     Por isso também o apóstolo Paulo lembra: "Para a liberdade, foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais de novo ao jugo da escravidão." É fundamental que tenhamos consciência da nossa liberdade em Cristo e que assumamos a responsabilidade de viver nela como servos e servas de Jesus. Valorizando o amor de Jesus e a sua graciosa salvação, não poderemos submeter-nos de novo a jugo de escravidão ao diabo, ao mundo e à nossa própria natureza má. Viver no amor de Jesus e servi-lo na liberdade de quem está reconciliado com o Pai celestial, deve ser a nossa resposta diária e a nossa meta constante.

Deus escolheu Lutero

     Deus escolheu o Dr. Martinho Lutero para ser a sua forte testemunha a favor da verdade bíblica. Na sua corajosa controvérsia contra a liderança da igreja, Lutero  não se apoiou na sabedoria humana para provar suas afirmações. Ele se fundamentou na clara mensagem de Deus, E ninguém, nem o mais instruído teólogo, nem os poderes constituídos, puderam se opor à verdade da Palavra de Deus. O movimento reformista cristão do século XVI liderado por Martinho Lutero, teve seu ápice simbolizado pela publicação de suas 95 Teses em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.

    "Aqui estou", disse Lutero quando foi intimado a se retratar. Lá estava ele firmado sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo Jesus, o Cristo de Deus, como a pedra angular. Lutero tinha certeza e nós também podemos ter a certeza de que "o fundamento que Deus colocou não pode ser abalado!" Este fundamento da fé, que se baseia no sofrimento, na morte e na ressurreição do Salvador, é absolutamente inabalável. Este fundamento que Deus colocou, é o único que pode servir para conduzir pessoas a Jesus, e a uma nova vida nele. Este fundamento que Deus colocou, é o fundamento sobre o qual se tornam conhecidos os que são dele.

     "Aqui estou!" Com estas palavras Lutero manifestou sua firme decisão de manter os seus ensinamentos. Nós também devemos estar decididos e sempre prontos a defender a Palavra de Deus no mundo em que vivemos. Devemos estar decididos e sempre prontos a levar adiante o Evangelho da salvação pela fé em Cristo. Esta é a missão da Igreja. Esta a missão de cada um de nós. Portanto, meu irmão, esta também deve ser a sua missão. Pense nisso e passe à ação!

OREMOS: Jesus, somente em ti eu encontro o perdão. Aumenta a minha fé e ajuda-me a viver na liberdade que tu me concedeste.  Graças te damos, Senhor, por teres despertado em Lutero um servo em defesa do fundamento da fé, restaurando o Evangelho da salvação em Jesus, o Cristo. Concede-nos a graça de permanecermos firmes neste fundamento até o fim Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário