terça-feira, 22 de setembro de 2020

PRIMAVERA, ECOLOGIA E A CRIAÇÃO DE DEUS

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"E Deus viu que tudo era bom" 

Gn 1.31



Flor De Cerejeira, Beco De Cerejeiras



    Neste quinta-feira chuvosa inicia-se  Primavera. E quando se fala de plantas, impossível deixar de pensar em ecologia, um dos assuntos que tem despertado muito a atenção da sociedade. Ecologia, em definição rasa, vem a ser o cuidado com a natureza e a proteção ao meio ambiente. A maioria dos países estão preocupados com o acúmulo de lixo e despreparo para um tratamento  completo do mesmo. Há muito material que, jogado no meio ambiente, fica sem ser reutilizado por muitos anos, até séculos se degradando, causando danos à natureza. Além disso, a poluição continua sendo um inimigo poderoso, contra o qual muito já foi feito, mas ainda há muito a fazer.

    Tem a fé cristã algo a dizer sobre o assunto? Claro! Já nas primeiras páginas da Bíblia fica claro que Deus criou este mundo. Aquele ato de poder foi também um ato de amor. Ao contemplar a criação, Deus constata que tudo era muito bom. O fato de que o santo e bondoso Deus também é o Criador do mundo traz dignidade à criação. O universo que temos diante de nós não é fruto do acaso. O mundo é obra de Deus que se revela e quer ter conosco, suas criaturas, um relacionamento de amor e comunhão.

    Deus demonstrou de forma incontestável que valoriza sua criação. E mais, o santo Filho de Deus veio ao mundo não como um espírito, mas  se fez homem, de carne e osso. A sua obra foi trazer a nós perdão dos pecados e vida com Deus, através de sua morte de cruz. A sua vinda ao mundo mostra que Deus não está alheio ao mundo criado por Ele.

    Tem a fé cristã algo a dizer sobre Ecologia? Com certeza! A começar confessando que este mundo tem dono, e um dono que é amoroso e muito cuidadoso com aquilo que faz. Este dono é o Santo Deus, Pai de nosso Senhor Jesus, o Cristo.

    Temos que participar na promoção da vida! "Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, em glória."Cl 3.4

    Todos precisamos nos conscientizar em relação à natureza. Se não mudarmos nossas atitudes, estaremos nos destruindo a nós mesmos. Além de eliminar os maus hábitos, precisamos tomar atitudes positivas que visam corrigir e compensar os erros do passado.

    A triste realidade é que, somando todos os nossos esforços, nunca conseguiremos vencer aquilo que está nos destruindo e restaurar a paz por completo. Deus conhece nossa condição e  o estado lastimável em que nos encontramos. Ele o chama de pecado. Bem que ele poderia deixar-nos entregues  à nossa própria sorte. Mas ele não nos abandonou. Ele decidiu mudar o curso das nossas vidas e dar-nos esperança de uma vida livre das consequências merecidas pelo nosso pecado. Ele tomou a inciativa de restabelecer a bela e harmoniosa relação que existia entre ele, nós e  o mundo, antes da rebeldia de Adão e Eva.Veio pessoalmente, assumindo forma humana na pessoa de seu Filho Jesus, o Cristo, abandonando o que era dele, a glória celestial, para incorporar-se ao nosso mundo poluído. Morreu, mas ressuscitou, voltando à vida e derrotando a própria morte a fim de dar-nos o que ninguém de nós poderia conseguir, a promessa de um nova céu e uma nova terra, com uma vida perfeita e eterna, junto com ele, e para sempre. É o que escreve o apóstolo Paulo: "Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestos com ele, em glória."Cl 3.4

    Enquanto esperamos apenas o cumprimento dessa maravilhosa promessa de Deus, cabe-nos assumir uma atitude positiva, no sentido de dar a nossa parcela  de colaboração na conquista de um mundo melhor, com condições dignas de vida para todas as pessoas. Isto significa fazer uso de todos os nossos recursos, tanto intelectuais quanto materiais, para conseguirmos uma atmosfera mais limpa, água mais pura e um solo melhor conservado, útil e produtivo, onde cresçam nossas árvores, legumes, frutos e hortaliças. É uma demonstração de amor a quem nos amou primeiro através de Jesus, o Cristo de Deus.


OREMOS: Senhor Deus, que dominas sobre tudo com amor e misericórdia, concede-nos sermos cuidadosos com o mundo criado por ti. Movida pelo teu amor eu quero contribuir para a construção de um mundo melhor para mim e por toda a humanidade. Transforma a minha consciência com a ação do Espírito Santo. E que através de atitudes corretas, não só hoje, dia em que se inicia a primavera, mas em todos os dias do ano, possamos cuidar de forma a preservar  e melhorar o mundo que o Senhor nos deu.Lhe peço isso, em nome de seu Filho, Jesus! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário