segunda-feira, 5 de maio de 2014

SÓ MAIS UMA MAROLINHA...ONDE ESTÁ O EMPREGO PLENO???

os lulopetistas garantiram que a crise era marolinha ..

Aos poucos, a crise econômica que assola o Brasil começa a cobrar seu preço. E como de costume, a conta começa a chegar primeiro para os trabalhadores. Somente ...nos primeiros cinco meses do ano, mais de vinte grandes empresas anunciaram cortes em seu quadro de funcionários. A lista é ocupada, em sua maioria, por marcas da indústria automotiva, mas a relação traz também estatais que vivem crises em seu setor (como a Eletrobras) ou dentro da própria empresa (caso da Petrobras).
Estes dados são bastante preocupantes. Além de fazer com que milhares de brasileiros, de todos os recantos do país, percam seus empregos, aprofunda ainda mais a estagnação da economia nacional. É, na verdade, um ciclo: quanto mais a economia fica estagnada, mais as empresas precisarão reduzir custos e cortar funcionários, fazendo a economia estagnar ainda mais.
E o governo federal não vem conseguindo dar um basta nisso. Os investimentos em infraestrutura são inexistentes, não há diálogo algum entre o governo e o setor privado. A política de comércio exterior não acompanha o que vem acontecendo no mundo – enquanto todos os países vêm buscando acordos bilaterais e parcerias cada vez mais fortes para deixar a crise no passado, o Brasil continua assistindo a tudo, debatendo o comércio com as nações do Mercosul. O comércio com nossos vizinhos é importante, mas é muito pouco. É preciso e é possível fazer mais.
Em Pernambuco, a geração de empregos foi uma das nossas prioridades durante os sete anos de governo. Investimos em infraestrutura, concedemos benefícios fiscais e atraímos dezenas de empresas, nacionais e estrangeiras, para o estado. E isso não somente para a região Metropolitana do Recife como também para outras regiões do estado, interiorizando cada vez mais o desenvolvimento e animando a economia de Pernambuco.
O governo federal precisa começar a tomar medidas urgentes para aquecer a economia. As expectativas dos brasileiros a respeito disso não estão boas, e esta queda de confiança somente prejudica ainda mais o cenário, já que economia é um jogo de expectativa. Mas, ao invés disso, o governo prefere questionar as pesquisas do IBGE, que mostram dados (justamente sobre desemprego), com os quais não concorda.
O país precisa de um governo que enxergue o que vem acontecendo no Brasil real, e não um que se preocupa somente em escolher quais números e dados são mais apropriados para fazer propaganda.
O tão propalado emprego pleno, não existe. Por isso o Governo, para não bater mais uma vez de frente com o IBGE, colocou o IPEA, um instituto especializado em pesquisa econômica, para fazer pesquisa social. Deu na merda que deu: divulgaram uma informação estarrecedora sobre as intenções masculinas de atacar as meninas que usavam roupas provocantes e depois, dada a repercussão, tiveram que voltar atrás, dizendo que tinha havido um erro na pesquisa. Ou seja: além de vendidos, são também incompetentes.
Só quero saber QUAL A NOSSA TAXA REAL DE EMPREGO! Segundo a matéria acima, o desemprego está comendo solto, inclusive em empresas governamentais. Mas segundo o Governo, vivemos "emprego pleno". Dá prá esse pessoal parar de enganar o povo brasileiro? Afinal, não somos todos nós analfabetos, como eles supõem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário