sábado, 27 de fevereiro de 2021

 A ESCOLHA É SUA: QUEr IR MAIS RÁPIDO OU MAIS LONGE?

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade"

Eclesiastes 4.9-12



Mapa Do Mundo, Humanos, Grupo, Refugiados, Ajuda, Fuga

Mapa Do Mundo Humanos Grupo AjuaFuga


            Há uns dez anos assisti um filme chamado The Good Lie (A boa mentira) que discorria sobre um grupo de refugiados sudaneses que fugiram da tirania de sua terra natal e acabaram em Kansas City, nos Estados Unidos, Missouri.

            O que mais me tocou nesse filme foi um provérbio africano, apresentado no final, que resumir a peregrinação deles até chegaram aos EUA. Diz o provérbio: "Se você quer chegar mais rápido, vá sozinho. Mas se quer ir mais longe, vá acompanhado."

            Aquelas palavras me tocaram profundamente. Achei-as cheias de sabedoria e logo me lembrei das Olimpíadas, onde nas provas de curta distância, como a corrida dos 100m, os atletas competem sozinhos. Mas nas de maior distância, tal como o revezamento 4x1, os participantes agem em equipes ou grupos, onde cada um proporciona suporte para o outro na competição. Na longa distância, o sucesso está apoiado no esforço grupal, nunca no individual.

            A Bíblia nos traz vários exemplos de pessoas que, para irem mais longe, foram acompanhadas: Moisés, Josué, Elias, Eliseu, Jesus e seus discípulos Barnabé e Paulo, Paulo e Timóteo e muitos outros.

            Também na Bíblia encontramos os apressadinhos, que tentaram ir mais depressa, chegar na frente sozinhos e fracassaram miseravelmente nos últimos estágios de suas vidas: Rei Davi e seu filho Salomão são expoentes desse tipo de gente.

            É só fazermos uma comparação com os grandes ídolos desse mundo, para vermos a verdade implícita no dito acima. O cantor Frank Sinatra, por exemplo, gravou uma música com um refrão que diz: "Eu fiz do meu jeito". Mas para gravar essa música ele precisou de músicos, vocalistas, compositores, equipe de som, publicitários, administradores, que sustentaram a carreira de mais de 60 anos que ele teve! Foi sábio, tinha consciência que sozinho nunca conseguiria!

            Às vezes escutamos sobre a "escalada de sucesso" de alguém. Eu penso que esta é uma via de mão dupla: enquanto estamos subindo, estamos nos encontrando com aqueles que já estiveram no ápice e agora estão descendo...E se essa escada for muito alta, nunca poderemos subi-la sozinhos, pois vamos precisar de alguém que nos segure para que não caiamos. Vamos citar alguns exemplos: onde está Tiririca? O cantor (que sequer sei o nome!) da Éguinha Pocotó, a Sheilla Melo, a Carla Perez, a Perla, enfim, uma infinidade de artistas que alçaram o topo e de lá despencaram para o anonimato?

            De tudo dito acima, podemos tirar duas conclusões que disponho abaixo:

1-Juntos podemos tirar o que há de melhor uns dos outros. Colaborando para chegarmos a uma meta, um alvo comum, ajudamos um ao outro a ser mais eficiente e produtivo. E nessa situação, até o conflito criativo pode ser valioso. "Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro", diz Provérbios 27.17.


2- Juntos podemos realizar muito mais! Quando um bando de gansos viaja longas distâncias, eles se alternam na tarefa da liderança. Com a gente, uma equipe pode realizar mais ao longo do tempo, se for unida e estiver em pleno acordo. " É melhor ter companhia que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas...Um cordão de três pontas não se rompe com facilidade."Eclesiastes 4. 9-12.


OREMOS: Pai, nada podemos impor a ninguém. Mas, em nome do nosso Salvador Jesus, seu Cristo, tire as escamas dos olhos daqueles que ainda não enxergaram que o Senhor quer que, unidos, cheguemos mais longe, levando a sua palavra e sendo exemplos vivos da sua honra e glória. Que o egoísmo seja abandonado! Que não pensemos apenas em chegar antes ou na frente, mas sim em chegarmos juntos ao lugar que Deus nos enviou! Um trabalho em equipe tem sempre um resultado muito bom. Tão bom que até uma música que diz "Eu fiz do meu jeito" precisou de uma grande equipe, coesa e unida, para fazer dela um sucesso. Pense nisso! E, se possível, assista ao filme The Good Lie. É uma lição de vida a cada um de nós! https://semtvb.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário