quinta-feira, 11 de março de 2021

 OS CUPINS DA PREOCUPAÇÃO

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Não se preocupem com a comida e a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam vestir"

Mt 6.25



Como parar de pensar em comida





            





Num livrete chamado "As preocupações" publicado pela missão luterana Cristo para todas as Nações, podemos ler: "A preocupação se parece com cupins. Ela destrói pouco a pouco com ressentimentos, pensamentos e atitudes negativas, até que nos sintamos tão indefesos que, por qualquer coisa, nos vemos à beira do colapso".

            O Reformador da Igreja, Dr. Martinho Lutero, que normalmente era uma pessoa otimista, viu-se de repente envolvido por inquietudes e preocupações. Durante várias semanas ele andava pela casa absorvido pelos seus problemas. Catarina, sua esposa, então, vestiu-se de luto. Ao vê-la vestida assim, Lutero lhe perguntou: "Querida, quem morreu?" Ao que ela respondeu: "Bem, a julgar pela forma como você tem se portado, pensei que Deus tivesse morrido!"

            A preocupação nos debilita tanto, que às vezes agimos como se Deus tivesse nos abandonado. A preocupação é tão destrutiva quanto os cupins. Qual é o segredo para superarmos a preocupação? Como vamos acabar com esses "cupins" em nossa vida?

            Muitos conselhos nos são dados pelos "especialistas" nesse assunto. Cuidados com o nosso corpo, e com a nossa agenda pessoal, familiar e profissional. Tudo isso, sem dúvida, é importante e útil. Mas perde inteiramente o seu valor, quando conselhos e atitudes não vêm motivadas e acompanhadas pelas palavras e promessas de Deus.

            Deus tem uma mensagem importante para todas as preocupações de nossa vida. Por isso, ele diz: "Não se preocupem com a comida e a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para vestir."

        Assim, devemos confiar a nossa vida e os nossos afazeres inteiramente nas mãos de Deus. Afinal, só ele conhece e só ele pode interferir nos acontecimentos da nossa vida. Devemos, também, fazer bem tudo aquilo que estiver ao nosso alcance e deixar para os outros a parte que lhes cabe. Deus não espera de nós nada além do que ele já não nos tenha dado anteriormente. E o nosso próximo não precisa de nós nada além do que podemos fazer.


OREMOS: Amado Pai Celestial, tu vieste ao nosso encontro em teu Filho Jesus, com amor, perdão, paz, alegria, salvação e vida. Mesmo assim, por vezes, ficamos preocupados e desorientados. Não permitas que a nossa confiança e esperança se desvie de ti. Por Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário