segunda-feira, 26 de junho de 2023

SOLIDÁRIOS NA FOME

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Dêem vocês mesmos comida a eles"
Mc 6.37

Mensagem de 07/6

            A fome tem assolado muitos países que vivem em extrema pobreza. A fome tem feito também vítimas em nosso país, apesar de termos todos os anos uma boa safra, com uma excelente produção de cereais. Mesmo assim, o produto se torna cada vez mais escasso nos lares de milhares de brasileiros.
            O que fazer? Vejamos um exemplo bíblico; Jesus, certa vez, após ensinar a mais de 5m mil pessoas, e já sendo tarde, não despediu aquele povo de barriga vazia. No Evangelho de Marcos, quando foi interpelado pelos discípulos sobre como arranjar tanto dinheiro para comprar a comida, ele lhes respondeu: "Dêem vocês mesmos comida a eles". E eles encontraram 5 pães e dois peixes. A partir destes, Jesus fez a multiplicação, saciando a fome de todos e ainda recolheu as sobras para que nada se perdesse.
            Será que Jesus não está ainda hoje nos desafiando a matar a fome de tantos que vivem à nossa volta? Temos conseguido dar um prato de comida para quem bate à nossa porta? Ou simplesmente dizemos que não temos nada, mas o encontramos à lixeira transbordando com os restos de comida que jogamos fora?
            Naturalmente não é fácil romper com o nosso comodismo, que reflete a falta de compaixão para com o outro. Quais são os nossos temores? Lavar um prato sujo após ter saciado e fome de alguém? Ou acreditamos que o problema está no campo social e vinculado à falta de uma ação mais efetiva de nossos governantes? Se tomamos a frente de ações nesse sentido, não estamos fazendo nada de extraordinário. A frase de Jesus, o único que doou a própria vida por nós, continua ecoando em todo tempo: "Dêem vocês mesmos comida a eles".
            Por isso procure pensar, sempre que possível, em doar uma cesta básica para alguém que esteja necessitado. Tenha um cuidado especial também com as crianças, lutando contra a desnutrição e a mortalidade infantil. E por fim, agradeça sempre ao Pai Eterno pelo que você recebe.

OREMOS: Querido Deus e Pai, ajuda-me a compreender sempre mais o teu amor para com o ser humano. Que isto sirva de inspiração para as minhas ações. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário