sexta-feira, 23 de junho de 2023

FUJA DA COBIÇA 

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


" Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça porque a cobiça é um tipo de idolatria."

Cl 3.5

Mensagem de 20/6



            Em uma cidade havia um homem muito rico e um outro muito pobre. O rico possuía muito gado e muitas ovelhas. O pobre possuía somente uma ovelha que havia comprado e tratado sempre com carinho. A ovelha do homem pobre era como uma filha para ele. Um dia, o homem rico recebeu um visitante importante, mas não quis matar um de seus próprios animais para alimentar o visitante. Então pegou a ovelha do homem pobre, a matou e serviu um banquete.

            Que história mais injusta, não é mesmo? Ela foi utilizada pelo profeta Natã para repreender o rei Davi, que mesmo podendo ter diversas mulheres de seu reino, cobiçou a esposa de um homem chamado Urias. Davi enviou Urias à frente da batalha para que fosse morto e então ficou com Bate Seba, sua mulher. Como resultado disso, Deus não permitiu que o filho de Bate Seba  e Davi vivesse.

            A cobiça, entre tantos maus desejos deste mundo, complica a nossa vida. Constantemente as tentações e os desejos pelas coisas do mundo, perturbam  a paz dos filhos de Deus. Por isso, também, Jesus nos deixou o pedido na oração que nos ensinou: "E não nos deixe cair em tentação".

            A cobiça, diz o apóstolo Paulo no texto rema dessa mensagem, "é uma idolatria". É como servir a dois senhores, é colocar algo mais importante no lugar de Deus e ser infiel ao Criador. Vivemos tempos de muita propaganda, de um consumo exagerado das coisas, de um materialismo que nos faz querer cada vez mais as coisas que o mundo nos oferece. E acabamos nos esquecendo de Jesus, o nosso Salvador, que viveu aqui entre nós sem desejar ter tudo o que as pessoas tinham ao seu redor. Cristo, aliás, abriu mão de tudo o que tinha para poder fazer a vontade de seu Pai. Deixou a glória no céu, para tornar-se como nós, e então morrer na cruz para nos dar o perdão dos pecados e a vida eterna.


OREMOS: Querido Pai, desvia os meus olhos e os meus pensamentos dos maus desejos e de querer as coisas que os outros têm. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário