domingo, 2 de julho de 2023

JESUS NOS ENSINOU A ORAR

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"Então  Jesus os ensinou a orar"

Lc 11.2

Mensagem do dia 27/6


            Em sua passagem por este mundo, são inúmeras vezes em que Jesus é encontrado orando. Ele viveu uma vida de oração. Isto lhe era próprio porque o Espírito de Deus estava nele. Quando os seus discípulos lhe .pediram que os ensinasse a orar, ele lhes formulou a mais perfeita e completa oração, a qual chamamos por suas duas primeiras palavras de " Pai Nosso ".

            As palavras do Pai Nosso não são mágicas, assim que uma vez repetidas possam trazer algum benefício. Mas atentem que elas formam SETE pedidos que englobam todas as necessidades humanas. De forma resumida, Jesus ensinou a seus seguidores pedir ao Pai celestial as coisas mais necessárias para o bem estar corporal e espiritual. E, como já disse, elas são SETE! Segundo o dr. H.Lockyer, a palavra "SETE" provém de uma raiz hebraica que significa "ser suficiente, completo, satisfeito" e transmite  a ideia da perfeição e da totalidade." Por essa razão, Deus escolheu o número 7 para expressar a complitude, aquilo que não pode mais ser mexido ou mudado, aquilo que é perfeito. Sempre que lemos ou ouvimos o número 7, sabemos que ele é o número da perfeição divina. E a oração Pai Nosso, atesta isso mais uma vez, quando apresente SETE pedidos ao Pai.

            Só para clarear como o numero 7 é importante para Deus, cito aqui que ele criou tudo em 7 dias (Gn. 2,2,3); manda Noé colocar na arca 7 pares de todo animal limpo e das aves dos céus. E ainda visa que em 7 dias vai chover sobre a terra. Naamã, para se curar, teve que obedecer Eliseu e banhar-se 7 vezes no Rio Jordão conforme 2 Reis 5.10. Em Josué 6.4, vemos o Senhor mandando 7 sacerdotes tocarem 7 trombetas,rodeando 7 vezes a cidade, até que a muralha de Jericó caia... Em Daniel, na metade da septuagésima semana profética(Dn 9.27,entram em ação 7 personagens principais: A mulher, o dragão, o menino, Miguel o arcanjo, a descendência da mulher, a besta saída do mar e a besta saída da terra que também podem ser todos os 7 encontrados em Ap. 21.1,3,5,7,17 -13.1 e 13.11. Sequer vou citar o Livro do Apocalipse, onde João cita mais de 50 vezes o número 7. É um livro composto ao redor do simbolismo do número 7. Dito isto, voltemos à oração.

            A vida de oração é uma vida de diálogo com Deus. A oração é uma forma de expressarmos nossa adoração a Deus, por ele ser o grande Senhor sobre os céus e a terra, por quem todas as coisas foram criadas e agora são dirigidas, e que, além disto, é um Deus de amor. Ele ama a todos os pecadores e enviou seu Filho Jesus Cristo, para que desse a sua vida em favor de todos.

            Quem confia que Deus tem o comando de sua vida e é o único que pode prover o necessário para o seu viver, e tem motivos suficientes para conversar com Deus e este pode dirigir a ele toda a sua gratidão, o seu louvor, bem como as suas súplicas e aflições. Com toda a certeza, Deus nunca ficará indiferente a qualquer oração que lhe dirigirmos com palavras singelas. Em especial ao Pai Nosso, ensinado por seu Filho para suprir SETE necessidades básicas de todo ser humano.


OREMOS: Senhor Deus, aumenta a minha confiança. Dá-me verdadeiro amor para contigo e para com o meu próximo, a fim de que eu possa sempre sentir prazer em estar ao seu lado. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário