domingo, 2 de maio de 2021

 JULGAR O OUTRO, UM GRANDE MAL

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a"

Tg 4.12

(por julgar a lei,Tiago está se referindo à Tábua da Lei dada a Moisés)



iStock



            Maria e Joana eram colegas de classe na escola. Maria era uma menina exemplar em todos os sentidos. Destacava-se entre todos os alunos. Joana sentia ciúmes e começou a falar mal da colega na escola. Notícia maldosa rapidamente se espalhou. Maria ficou tão triste e abatida que precisou até mesmo mudar de escola. A difamação, a calúnia, a injúria(crimes contra a honra), a traição e a falsa acusação são males que vêm dos nossos maus desejos e ferem a honra e a dignidade humana.

            A palavra de Deus orienta a todos dizendo: "Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é para julgar os outros? Tg 4.12.

            Um sábio disse certa vez que há três coisas que não tem mais volta: a oportunidade perdida, a pedra atirada e a palavra falada. Surpreende a naturalidade com que as pessoas falam mal uma das outras, principalmente na atual era da comunicação instantânea.

            Para proteger a honra, a dignidade, o bom nome, a boa fama e a reputação, Deus fez o oitavo mandamento que diz: "Não dê falso testemunho de ninguém". Martinho Lutero, teólogo e reformador da igreja. explica o significado deste mandamento assim: "Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não enganar nosso próximo com falsidade e traí-lo, caluniá-lo ou fazer acusação falsa contra ele, mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira."

            O julgamento cabe a Deus, pois uma pessoa que tem o amor de Jesus em  seu coração perdoa o próximo, enaltece as qualidades alheias e procura enxergar e ressaltar as coisas boas que o outro faz. Jesus, ao morrer na cruz, deixou para trás todas as nossas maldades e pecados. Ele nos amou do jeito que somos. É esse amor que nos faz olhar para os outros com bons olhos e bom coração.


OREMOS: Perdoa-me, ó Deus, quando falei mal ou julguei meu semelhante. Lembra-me de teu grande amor por mim, em Cristo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário